24 de março de 2010

SOBRINHO TEIXEIRA

CONTRARIAR A DESERTIFIÇÃO


FACTOS


Nomeado – João Alberto Sobrinho Teixeira
Tempo (idade) – 48 anos
Origem – Mirandela
Ofício – Professor / Presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB)
Estado Civil – Casado
Data de Nascimento – 21/12/1961
Signo – Sagitário
Maiores Virtudes – Determinação e tolerância
Maiores Defeitos – Obstinação e teimosia

ENTREVISTA

1 @ Quais são as três prioridades mais significativas do IPB, a curto prazo?

R: Manter a actual dimensão da instituição (uma diminuição acentuada da actual dimensão da instituição mergulharia as duas maiores cidades da região numa depressão económica e, a prazo, num esvaziamento cultural); induzir o desenvolvimento socioeconómico da região; e contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior e à cultura.

2 @ Na sua opinião, o factor IPB valoriza a região? Em que sentido(s)?

R: Representa a manutenção de organizações com uma missão económica, social e cultural imprescindível. Contribui, decisivamente, para a democratização do país, numa sublimação do que há de mais nobre num estado democrático moderno: a garantia do acesso à cultura para a garantia do exercício à cidadania. É um símbolo de perseverança e inconformismo face ao sentimento de abandono da região, em particular, e do interior, no global.

3 @ O que faz falta a esta região, nomeadamente, à cidade de Bragança?

R: Haver uma genuína vontade política em a desenvolver e o estabelecimento de reais políticas de coesão.

4 @ Como é que classificaria o actual estado de coisas em Portugal, mais concretamente, a nível educativo?

R: Portugal deu passos muito significativos na área da educação que são um exemplo e motivo de orgulho. O prolongamento da escolaridade obrigatória até ao 12ºano, a generalização dos cursos de índole profissional, a criação de condições de igualdade no acesso ao ensino superior, uma percentagem significativa (35%) da juventude portuguesa com menos de vinte anos a frequentar o ensino superior, são o resultado visível do enorme esforço que o país realizou neste sector ao longo das últimas duas décadas.

5 @ O que tem a dizer aos estudantes que tiraram o curso no Politécnico e não conseguem arranjar emprego, por não verem os seus cursos certificados?

R: A empregabilidade dos nossos diplomados foi, desde sempre, uma das preocupações da instituição materializada em diversas acções (criação do gabinete do empreendedorismo, um projecto de internacionalização dos mais ambiciosos a nível nacional, procura de estágios e ofertas de emprego a nível de toda a região Norte,…), mas, sobretudo, na construção de imagem de qualidade do IPB com repercussão no mercado de trabalho. Transcrevo, a este propósito, a citação, no Jornal Sol, de Rafael Mora, managing partner da consultora Heidrick & Struggles, uma das principais recrutadoras nacionais, a propósito da qualidade dos diplomados das nossas instituições de ensino superior: “Além disso, há uma forte concentração no trio Lisboa/Coimbra/Porto que é necessário desmistificar, porque já existem, no resto do país, outros pólos de grande qualidade, como são os casos da Universidade do Minho e do Politécnico de Bragança”.
Desconheço casos de cursos não certificados, uma vez que, segundo a legislação portuguesa em vigor, a única entidade com poder para os validar é a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, que se encontra actualmente a avaliar todos os cursos ministrados em Portugal.

Sobrinho Teixeira no Dia do Instituto, data da sua tomada de posse

6 @ O que considera ser inaceitável num ser humano?

R: Uma série de coisas que serão, provavelmente, também inaceitáveis para a grande maioria das pessoas. No entanto, uma das principais aprendizagens que a vida me tem ensinado, é uma posição de grande tolerância perante a diferença, mesmo quando esta nos transparece intolerável.

7 @ Uma viagem de sonho teria que país desconhecido ou cidade como destino? Porquê?

R: Um país do Médio Oriente como, por exemplo, o Iémen. Um dos custos da globalização é a aniquilação da diversidade cultural. Esta ainda resiste em regiões com forte orgulho e identidade cultural.

8 @ Se pudesse passar uma noite com uma personalidade mundial, seja política, desportiva, artística ou outra, em quem recairia a sua escolha?

R: Xanana Gusmão ou Nelson Mandela. Pela minha grande admiração por aqueles que continuaram a acreditar naquilo que sempre acreditaram, quando já poucos acreditavam.


Sem comentários:

Enviar um comentário