10 de março de 2010

PASSEIO SOBRE RODAS

Mau tempo não conseguiu interferir com o II Passeio de Automóveis Antigos Cidade de Chaves


O II Passeio de Automóveis Antigos não se deixou influenciar pelo mau tempo que se fez sentir no último fim-de-semana de Fevereiro. O frio, a chuva e as rajadas de vento ciclónicas não impediram os 70 participantes de marcarem estatuto a bordo dos 29 clássicos presentes, cumprindo-se, quase na totalidade, o programa previsto. “Foi uma clara demonstração da paixão pela modalidade, estima, consideração e respeito pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido”, refere a organização, a cargo da delegação de Chaves do Nordeste Automóvel Clube (NAC).
No sábado, dia 27, deu-se a partida, após visita à colecção de automóveis antigos da família de Ernesto Machado. Com passagem por Boticas, alcançou-se Alturas do Barroso, onde, na Casa do Ferrador, a comitiva se deliciou com um tradicional cozido, que depressa fez esquecer a intempérie.
De regresso a Chaves, descansar foi, para muitos, palavra de ordem, pois havia quem tivesse madrugado e realizado imensos quilómetros para, atempadamente, poder estar na linha de partida. Assim, a pit-stop era necessária e procedeu-se no Hotel Rural Quinta de Samaiões. A unidade hoteleira disponibilizou, depois, uma viatura apropriada ao “transfer” dos participantes para o jantar, já que, a grande maioria optou pela modalidade “se conduzir, não beba”. Deste modo, as preciosidades ficaram aparcadas e, pelas 20h30, jantou-se na “Adega Faustino”.
No restaurante típico, aproveitando a presença de familiares do “saudoso” vila-realense, Carlos Fernandes, “que tão apaixonadamente vivia estes encontros para Automóveis Antigos”, a direcção do NAC expressou a sua gratidão pelo regresso desta família aos passeios de clássicos. De referir que, os familiares, se deslocaram ao passeio num dos carros da sua colecção pessoal, o Ford Cortina GT de 1964, provavelmente, “aquele que mais vezes foi utilizado por Carlos Fernandes neste tipo de eventos”, afirma o NAC.
Na manhã de domingo, a viagem deu-se rumo aos museus Arqueológico e Militar da região flaviense, após uma pequena cerimónia de boas vindas retratada pela autarquia. Só não foi possível a visita às Termas de Chaves, como estava previsto, uma vez que o rio Tâmega galgou o leito e inundou toda a zona ribeirinha da cidade. Depois de um almoço buffet, na Quinta de Samaiões, os participantes regressaram a casa. Terminou, “em beleza, o primeiro evento do ano”, considera a organização.

A família de Carlos Fernandes deslocou-se ao passeio no Ford Cortina GT de 1964

Sem comentários:

Enviar um comentário