24 de março de 2010

MÚSICA ORIUNDA DAS MEMÓRIAS

Dos tempos antigos vem música para os nossos ouvidos através do repertório documental da Tuna Popular Lousense


Produzido e editado pelo Centro de Música Tradicional Sons da Terra, a Tuna Popular Lousense vê, agora, o fruto da sua obra alcançar as bancas, para delícia de adeptos e ouvintes da música popular portuguesa.
Esta Tuna, a única existente em terras de Torre de Moncorvo, é, actualmente, integrada por sete elementos: Armando Cesário Moutinho (bandolim baixo), José Joaquim Pestana (viola portuguesa), Modesto Augusto Moutinho (violino), Orlando Espírito Santo Félix (bandolim requinta), Reinaldo Reto Queijo (ferrinhos), Samuel Santos Barbosa de Sousa (bandola), Serafim Sebastião Sousa (viola portuguesa) e Vasco Espírito Santo (guitarra portuguesa).
Constituída por amigos de longa data, provenientes da freguesia da Lousa, a Tuna Popular gravou este seu primeiro álbum a 30 de Maio de 2009, no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, com o apoio da edilidade moncorvense.
Os seus membros assumem como fundamental para a longa permanência na Tuna, um gosto comum pela música, recordando, sempre, com muita saudade, os “gloriosos tempos” de animação dos bailes populares. Essas ocasiões de fruição lúdica eram intensamente vividas e participadas nas comunidades, sobretudo, rurais, sendo, particularmente apreciadas num tempo em que as diversões escasseavam.
Com 10 músicas na composição do seu repertório, destacam-se alguns temas antigos, pouco conhecidos, considerados de tamanha importância e igual estatuto que outras composições sobejamente conhecidas. São os casos de, Marinheiros, Machucho, Evarista e Rosinha dos Limões. A música número 2, Cancelão, é o verdadeiro ex-libris da Banda Filarmónica da Lousa. “Era o principal número da banda primitiva, era tocado a qualquer hora, sabia-se de cor, pois era uma espécie de hino da banda e os seus executantes adoravam-no”, afiançam os elementos da Tuna Popular Lousense.

Membros que, na sua grande maioria, foram auto-didactas, adquirindo conhecimentos musicais rudimentares nos tempos da mocidade. Mas, como a vida na aldeia não lhes garantia as condições que pretendiam, os caminhos da migração, eventualmente surgiram. Uma vez adquirida a necessária estabilidade económica, regressaram, nos finais dos anos 80, e, aquilo que começou por ser uma brincadeira, numa tentativa de recordar os “velhos-tempos”, cedo se tornaria algo mais que isso. Para ouvir e dançar, recordando outros tempos e lugares, a Tuna Popular Lousense.

Sem comentários:

Enviar um comentário