9 de março de 2010

"É UM DESAFIO!"

Cursos técnico profissionais evitam a marginalização de jovens, insucesso e sua condução ao abandono escolar

Os alunos do 10ºD, do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros (AEMC), que frequentam o curso de Animação Sociocultural, têm vindo a desenvolver diversas actividades desde o princípio do ano lectivo, algumas das quais envolvendo, não só a comunidade escolar, como também o próprio concelho em que se insere.
Até ao final de Fevereiro, os alunos já realizaram propostas tão distintas como a encenação de duas peças teatrais “ O Funeral Embruxado”, escrita e encenada pelos alunos, e “O Casamento do Entrudo”; uma campanha de solidariedade cujo principal objectivo passou por angariar bens de 1ª necessidade para as pessoas mais carenciadas do concelho, bem como um Blog com a denominação de http://animadoressociaismc.blogspot.com, que visa mostrar a toda a Comunidade o trabalho desenvolvido por docentes e alunos; animação escolar através da Criação da personagem o Homem estátua, Karaoke, Capoeira e Aeróbica; cantares das Janeiras; comemoração do dia de São Valentim, em que se declamaram poemas de amor de Augusto Gil e dramatizaram canções românticas; entre outras actividades.
Comandam estas iniciativas dois professores, Sérgio Afonso, na disciplina de Animação Sociocultural, e Veneranda Pereira, da área de Expressões. “A princípio, em Setembro, aquando, da apresentação da turma, pensei que poderia ser complicado trabalhar com ela. Os alunos eram autênticos diamantes brutos, que vão sendo lapidados. Já conseguimos seleccioná-los de acordo com as suas competências e, nesses sim, vamos investindo em determinadas áreas, sejam elas a dança, a música ou o teatro”, revela Veneranda Pereira, que se mostra satisfeita pelo caminho percorrido e por muitos dos objectivos terem sido já alcançados.
Por sua vez, Sérgio Afonso afirma-se como um homem em missão. “Procuro motivar estes alunos a encontrarem uma saída profissional, visto que daqui a dois anos terminarão o 12º ano. Certamente, que irão conseguir um emprego nesta área profissional, já que, na nossa região, a animação mostra uma tendência de expansão”, anuncia este docente, que procura contrariar as estatíscas de abandono e insucesso escolar.

Música, teatro e a danças são artes de expressão artística que revelam o talento, por vezes, inato, de jovens antes problemáticos

A professora de Área de Expressões é conivente com as opinião do seu colega, “o abandono escolar é uma realidade e muitos dos jovens são retirados da rua, sendo que, estes cursos técnico-profissionais ajudam-nos a encontrar um futuro. Quando bem motivados, estes alunos conseguem fazer coisas extraordinárias e proporcionar-nos o feedback que estamos no bom caminho”, declara Veneranda Pereira.
O director do AEMC, Paulo Dias, sublinha que “estes cursos técnico-profissionais vieram proporcionar à escola uma dinâmica completamente diferente e dar resposta a uma necessidade sentida há muitos anos, em termos de prosseguimento de estudos para um grupo de alunos que prefere actividades com um carácter mais prático e com uma visão mais imediata daquilo que poderão vir a fazer em termos profissionais na sua vida.”
Estes professores, que procuram alcançar o dificilmente tangível, depois de outros docentes, sem sucesso, terem tentado arduamente, projectam já outras actividades até ao final do ano lectivo. A saber, a dramatização de contos populares; no dia 8 de Março, Dia da Mulher, distribuição de poesia acompanhada de uma flor; a comemoração do 25 de Abril, em colaboração com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, em que os alunos irão declamar poesia de Abril e interpretar canções; e um “final apoteótico”, no Centro Cultural, promete a professora de Áreas de Expressões. “Há datas e efemérides que nós queremos celebrar. Temos essas aspirações e eu penso que eles conseguirão cumprir”, afirma Veneranda Pereira.
Em Macedo de Cavaleiros, uma escola modelo, que aumenta, de dia para dia, o número de alunos nas suas fileiras, não porque haja uma maior entrada de jovens no ensino, mas, antes, porque “simplesmente, eles deixaram de sair”, refere Paulo Dias.

Actividades "de um carácter mais prático", como a encenação de peças teatrais, motivam os alunos, explorando as suas competências e abrindo horizontes futuros

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