3 de março de 2010

A FORÇA DE UM POVO

Uma aluna madeirense a estudar no IPB, foi uma das afortunadas e, na ilha de férias, passou ao lado da tragédia

A 20 de Fevereiro, ao raiar do dia, uma das maiores catástrofes das últimas décadas devastou a parte sul da Ilha da Madeira, tal como a conhecemos. 42 mortos e 8 desaparecidos, no balanço quase final.
Diva Carvalho nasceu há 20 anos em Fonte Bugia, no Concelho da Calheta (Madeira), ao qual o destino rasgou um sorriso. Apesar de não ter sido uma das zonas mais afectadas, registaram-se ainda três mortes. Ao contrário da Ponta do Sol, Ribeira Brava, Câmara de Lobos e Funchal.
Aluna do curso de Farmácia no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), decidiu, depois de uma época de exames, passar umas férias na sua terra natal. A tragédia aconteceu um dia antes do seu regresso à cidade que observa o seu percurso académico. “Naquele sábado, em casa, pouco funcionava. Foi uma prima minha, de Coimbra, que deu o alerta ao ligar-me para o telemóvel. Falou dos mortos e da tragédia na ilha. Nós constatámos o vento e a chuva fortes, mas nunca imaginaríamos um cenário tão devastador”, afirma a estudante madeirense.


Com o aeroporto fechado e as estradas cortadas, Diva Carvalho viu o seu voo ser adiado. Sem familiares envolvidos directamente na tragédia, esta aluna do IPB conta a violência do que observou aquando da sua saída da ilha, no Domingo. “Estava tudo bastante danificado, praticamente irreconhecível, muita lama e pedras, viaturas e casas submersas por entre os destroços, e a água na estrada dificultava a passagem daqueles que se aventuravam”, revela.
A futura farmacêutica conta, ainda, duas histórias com finais trágicos que lhe foram próximas, a de um operário camarário que morreu quando limpava a estrada, e a duas senhoras do Concelho da Calheta que dormiam, quando uma derrocada lhes invadiu a casa fazendo-a desaparecer.


Um dilúvio dos céus provocado por uma precipitação intensa, num curto espaço de tempo, mais lixo acumulado e solos impregnados de água, fizeram transbordar as ribeiras, enquanto as montanhas se moveram para só parar no mar. As suas gentes, as suas flores, conheceram um episódio imprevisto e cruel e, sem aviso prévio, viram-se arrastadas entre torrentes de pedras, destroços, árvores arrancadas, viaturas e partes de casas, por ribeiras que semearam o pânico e a dor. Os ambientalistas argumentaram, em 2008, na Rtp2, que uma catástrofe deste tipo poderia estar eminente, agora que aconteceu, alegam “má gestão urbanística”. O presidente do Governo regional nega. Afirma que, “não interessa encontrar culpados”, mas sim “reconstruir a Madeira”. O montante necessário, anuncia, 1 bilião de euros. Dois terços do seu orçamento de estado.
No próprio dia, era de noite quando o Primeiro-Ministro, José Sócrates, voou do continente. Seguiu-se o Presidente da República e as condolências do Rei de Espanha, da Venezuela e da “Mãe Rússia”. Lisboa acende o cachimbo da paz na cooperação com o Funchal afirmando que não haverá quezílias passadas que se oporão à reconstrução da Madeira. Alberto João Jardim personifica o “enterrar do machado” e, pela primeira vez, assume-se em uníssono com a voz do partido que perdeu a maioria. A solidariedade inundou a Madeira, como as ribeiras as suas gentes...

 2 horas após a morte e a destruição terem varrido a Ilha, o Renascimento teve início

No rescaldo de tamanho pesadelo, as escolas reabrem, bem como o Mercado dos Lavradores, as ruas estão limpas, vendem-se flores nas avenidas, o comércio dá um ar da sua graça, os cruzeiros regressam, e neles os turistas, 5 mil por dia, curiosos quanto baste, mas muitos pensarão, que é feito da destruição? Logo após as enxurradas, o povo madeirense demonstrou, claramente, a força do seu espírito, erguendo-se da lama tão determinantemente como quem diz, “O que os olhos não vêem, o coração não sente”, “É seguir em frente!”
Mas, certas marcas, nem o tempo, nem tão pouco o esquecimento, certamente, permanecerão para sempre.
Uma das mais altas palmeiras da Ilha ficou, praticamente, soterrada
Diva Carvalho captou a destruição através das fotografias 

Sem comentários:

Enviar um comentário