27 de abril de 2012

POUCOS, MAS BONS

Promoção da saúde cardíaca através de um modo de vida saudável proposto em formato duas rodas
 
O Rotary Clube de Bragança, em parceria com o Inatel, organizou um passeio de bicicleta. O percurso teve início pelas 9:30 de sábado na Escola Superior de Educação, pedalando pela zona histórica de Bragança, inclusive, nas íngremes e penosas subidas do Castelo da cidade. Depois, os cerca de dez participantes dirigiram-se para Alfaião, já por caminhos alternativos do tipo rurais, fruindo da paisagem natural proporcionada pelas áreas circundantes. Ali, fizeram uma pequena pausa com direito a reforço alimentar, tendo seguido o pelotão para Samil até à meta final, em São Pedro de Sarracenos, onde decorreu o almoço no Pavilhão da Junta de Freguesia local. Um churrasco esperava a dezena de desportistas que saciou não só o apetite, mas também a muita sede provocada pelo desgaste próprio do exercício físico. No final do convívio frente a uma mesa bem recheada, um último trecho de 15 quilómetros foi o epílogo de um passeio que saiu beneficiado pelo sol que se fez sentir, apesar da ameaça constante de chuva.
Questionado um dos responsáveis se a adesão à iniciativa tinha pecado por defeito, o presidente do Rotary Clube afirmou assertivamente que não. “Para nós foi um sucesso esta participação, sobretudo, pela qualidade entusiasta da mesma. E também pelas condições climatéricas. Esta chuva que há tanto tempo aguardávamos é boa para a agricultura, não para este desporto”, referiu António Meireles.
O Rotary visa, assim, a promoção da saúde cardíaca nas suas várias vertentes. Objectivo que não passa só por informar, formar e sensibilizar as pessoas para uma prática de vida saudável, mas que, também, pretende ver cumprida a aquisição de desfibrilhadores automáticos externos para algumas das instituições da cidade. “No fundo, trata-se de abarcar todo um campo de acções que promovam a saúde cardíaca. Seja no sentido da prevenção de uma situação de risco, seja no próprio tratamento dessa situação”, concluiu o responsável.
A próxima iniciativa será no dia 2 de Maio, mês dedicado ao coração, e resumir-se-á a um percurso pedestre, onde será dado um especial enfoque ao desenho e à pintura em movimento. Com partida marcada para o Pólis, o passeio até ao Santuário de São Bartolomeu, que contará com a presença de várias escolas da cidade, promete exercitar o corpo, a mente e o espírito.


Sem comentários:

Enviar um comentário