Homenagem póstuma ao fundador da Associação dos Estudantes Africanos em Bragança na Semana Africana
De 25 a 30 de Maio, realizou-se a Semana de África 2010 promovida pela Associação dos Estudantes Africanos em Bragança (AEAB). No primeiro dia, teve lugar uma exposição de trajes africanos na Escola Superior de Tecnologia e de Gestão do IPB. No segundo dia, quarta-feira, houve um torneio de street basquete, no qual participaram 4 equipas de três jogadores, tendo-se sagrado vencedora a equipa “Jamba”, de S. Tomé e Príncipe. Seguiu-se um torneio de voleibol, ganho pelo 2º ano do curso de desporto. No terceiro dia, a 27 de Maio, o destaque vai para uma exposição de pinturas e esculturas na galeria da Flor do Passarinho, da autoria do, recentemente, falecido Manuel António Matos. O artista, mais conhecido por “Tony” ou, para os amigos, o “esquerdinho”, foi relembrado ao longo da semana, sobretudo, no dia principal, sábado passado. Mas, ainda, na sexta-feira, deu-se seguimento ao torneio de futebol e, depois de tanta actividade desportiva, a noite terminou em euforia e calor africano no Mercado Club, com a actuação do dj Afrobadiu.
No sábado, o dia maior, aconteceu a final do torneio de futebol, vencido, desta feita, pela Associação de Estudantes Africanos de Coimbra, enquanto que, no futsal feminino, venceu a AEAB. À semelhança do ano passado, jantou-se na cantina do IPB, onde alunos, público em geral e convidados puderam apreciar as iguarias de origem africana. Depois do jantar, decorreu uma performance teatral, “Viagem”, a reflectir sobre o “espírito evasivo do povo africano”, um Sarau Cultural com música e dança e a entrega dos troféus. A finalizar a cerimónia, um momento solene de homenagem póstuma a António Matos, onde estavam presentes dois dos seus familiares, o filho Pedro, e a sua mãe, Alda Matos.
"Os primeiros africanos a chegarem a Bragança sofreram e tiveram muitas dificuldades. Foi graças a pessoas como o Tony que certas barreiras foram quebradas"
“Foi uma grande perda para a comunidade africana. Ele era a muleta para muitos estudantes, a quem apoiava incondicionalmente. Agora, terão de ser os alunos a seguirem em frente com a vida, a associação e os eventos”, declara a viúva de António Matos. “Ele teve a ideia da Associação dos Estudantes Africanos quando veio da UTAD para o IPB como técnico de desporto. Começou a juntar estudantes, apesar de não conhecer ninguém e foi, então, que decidiu criar a associação. Uma ideia óptima para eles, também, se entrosarem com a cidade e a sua comunidade, principalmente, quando chegam dos seus países de origem”, defende. António Matos, ainda, conseguiu concluir o curso de Animação e Produção Artística, antes de falecer, em Janeiro último.
O presidente recém-eleito da AEAB, Natalino Andrade, faz um balanço positivo da Semana Africana e transmite um dos objectivos mais importantes do seu mandato, alterar a data das eleições para o início do ano lectivo.
“A Semana de África serviu, este ano, e de uma forma nobre, para homenagear um dos fundadores e sócio honorário da nossa associação. Pelo seu mérito e por tudo aquilo que fez por nós, pois se não fosse a atitude dos fundadores, nós, hoje, estaríamos perdidos e sem rumo nesta cidade. Porque os primeiros a chegarem a Bragança sofreram e tiveram muitas dificuldades. Foi graças a pessoas como o Tony, que certas barreiras foram quebradas”, evidencia o responsável, oriundo da Cidade da Praia na ilha de S. Tiago. “Para mim, esta é a cidade ideal para qualquer estudante! É barata, tem bom ambiente e óptimas condições de estudo”, termina o cabo-verdiano Natalino Andrade.
Sem comentários:
Enviar um comentário