4 de julho de 2010

AZIBO DISTINGUIDO

Pela primeira vez na sua história a albufeira do Azibo soma duas praias fluviais galardoadas com a bandeira azul

Num dia de enorme afluência, quase duas centenas de crianças do concelho de Macedo de Cavaleiros povoaram a Praia da Ribeira na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo. Ao integrarem o arranque oficial do “Verão de Campeão”, na manhã do dia 23, puderam participar em diversas actividades de Educação Ambiental e Segurança. Enquanto que, simultaneamente, decorreram as cerimónias do hastear da Bandeira Azul e de Acessibilidade, quer na Praia da Ribeira, quer na Praia da Fraga da Pegada. A albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, conta, pela primeira vez, com duas praias fluviais galardoadas com a bandeira azul. A praia da Fraga da Pegada ostenta, pelo sexto ano consecutivo, este galardão de qualidade ambiental. Já a Praia da Ribeira conquista este símbolo pela primeira vez.
Através de jogos, aos mais novos ensinaram-se comportamento a ter e formas correctas de estar na praia e ilustrados potenciais riscos provocados por atitudes descuidadas. Para seu encanto, ao longo de todo o processo didáctico foram distribuídos bolas, t-shirts e bonés. Pouco passava do meio-dia quando aconteceram dois simulacros de salvamento. A jovem vítima foi socorrida pelos nadadores-salvadores por duas vezes com equipamentos distintos, tendo-lhe sido aplicadas, à posteriori, técnicas de reanimação que acabariam por evitar um possível afogamento.


Esta iniciativa foi promovida pela Fundação Vodafone Portugal, em estreita cooperação com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros (CMMC), e apoiada pelo Instituto da Água e Instituto de Socorros a Náufragos.
“Estas praias trazem à região tantos visitantes que fazem com que haja uma actividade económica associada, quer seja no alojamento, na restauração ou no comércio. Impacto que nós pretendemos potenciar sempre e que estimulamos”, expôs o presidente da CMMC, Beraldino Pinto. O autarca mostrou-se “muito satisfeito” pelo facto do Azibo ter sido o cenário escolhido pela Fundação Vodafone para acolher o lançamento nacional da campanha “Verão de Campeão”.

Hastear das Bandeiras Azul e de Acessibilidade no Azibo é um garante de segurança, qualidade ambiental e crescimento económico

Também o responsável pela Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, Manuel Cardoso, sublinha a importância económica daquele que é um dos locais mais concorridos na época balnear do nordeste transmontano. “A albufeira tem a sua existência física num determinado sítio, mas o seu espaço de influência é enorme e extensível a toda a região. O Azibo é de Trás-os-Montes e não apenas de Macedo de Cavaleiros”, argumenta.
Já o director do Instituto de Socorros a Náufragos (ICN), Costa Andrade, prefere direccionar as questões para a segurança efectiva dos banhistas. “A praia tem óptimas condições e dispõe dos meios materiais e humanos necessários para garantir a segurança dos seus utentes”, assevera a entidade superior do ICN no terreno. “O que não retira a cada indivíduo uma quota de responsabilidade naquilo que possa, eventualmente, acontecer derivado do seu comportamento”, ressalva.
Durante o Verão, serão 170 as praias de Norte a Sul do país abrangidas por estas acções de sensibilização do programa Praia Saudável, já no seu quarto ano consecutivo.


O turismo é já uma realidade em Macedo com um impacto económico significativo no concelho

Sem comentários:

Enviar um comentário