29 de julho de 2010

RECRIADAS TRADIÇÕES

A Ceifa e a Malha dos Cereais regressam, em ambiente festivo, aos campos de Morais

No Município de Macedo de Cavaleiros, a aldeia de Morais viveu mais um fim-de-semana de festa, recriando a tradição agrícola associada ao fabrico do pão. Assim, na noite de 17, sábado, o arraial popular dominou as atenções com o organista Marco Paulo. O dia seguinte amanheceu cedo, pelas 7 horas decorria a ceifa dos cereais e o seu transporte para a eira. Às 9 horas, as pessoas retemperavam já forças com um almoço no campo. Ao princípio da tarde, actuou a Fanfarra de Vale da Porca, depois, teve lugar a malha, seguindo-se uma merenda convívio. O programa terminou às 17:30 com o Grupo de Cantares do Centro Social e Cultural de Gebelim.
Organizada pelo quinto ano consecutivo, esta iniciativa da Junta de Freguesia de Morais, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, consegue atrair cada vez mais visitantes à aldeia, que pretendem recordar os momentos da Ceifa, Transporte e Malha. Ora, como protagonistas, assumindo o papel de segadores, ora, como público, preferindo assistir ao trabalho comunitário desenvolvido.
Ainda não passaram muitos anos desde a época em que, por este mês de Julho, o povo de cada aldeia se reunia para fazer a ceifa dos muitos campos “pintados de amarelo espalhados pela região”. Segundo as pessoas envolvidas, esses dias misturavam um ambiente puro de confraternização com um trabalho duro e desgastante que se iniciava ao nascer do sol. Nos campos, homens e mulheres, munidos de foice, entregavam-se às suas tarefas, apenas interrompidas por uma merenda rápida em que não se dispensava o garrafão de vinho. Cegada feita, o cereal era transportado para a eira, por carros puxados por animais, onde se fazia a malha.
Foram estes os tempos relembrados e recriados em Morais, uma aldeia que revive a tradição em ambiente de convívio e diversão.

Sem comentários:

Enviar um comentário