29 de julho de 2010

CRIAÇÃO & DIVERSÃO

Explorando o acervo do Museu Abade de Baçal, em cada semana, um tema diferente nas “Férias com Arte” para crianças

Aprender em convívio, brincar, despertar os sentidos, expressão plástica e corporal, movimentos criativos, a imaginação é o limite para as dezenas de crianças que frequentam as oficinas no Museu Abade de Baçal (MAB). Neste Verão de 2010, tal como tem vindo a acontecer em outros passados, os museus e palácios nacionais tutelados pelo Instituto de Museus e Conservação, organizam variadíssimas actividades de âmbito cultural, lúdico e pedagógico, especialmente dirigidas a crianças e jovens. O MAB, de resto, não é excepção, tendo oferecido, de 1 a 30 de Julho, um vasto programa para a faixa etária compreendida entre os 6 e os 12 anos. Assim, de 6 a 9 de Julho, decorreu a Oficina de Pintura e Aguarela, com o pintor Manuel Correia à disposição dos jovens aprendizes. De 13 a 16, funcionou a Oficina de Teatro, de Escrita e Leitura Criativa. De 20 a 23, a Oficina de Arte Animada e Cinema, e de 27 a 30, a Oficina de Barro e Colagem.
“Estas férias artísticas surgem na sequência de ocupação dos tempos livres depois do período escolar, por iniciativa própria do Museu. A nova direcção com Ana Maria Afonso e os serviços educativos propõem à comunidade em geral várias actividades, uma delas dirigida ao público infanto-juvenil que decorre durante todo o mês de Julho com quatro semanas temáticas”, explica a coordenadora dos Serviços Educativos do MAB, Manuela Parreiras.

Apesar do calor próprio do mês de Julho em Trás-os-Montes, a verdade é que o limite de participantes foi ultrapassado, tendo havido oficinas que tiveram mais de 30 crianças, apesar do máximo estipulado, previamente, ser de 25. Com um número tão elevado de inscritos, a responsável afirma estas “Férias com Arte” como um “completo sucesso”.
Com 4 dias para cada oficina, as actividades começam, logo, pelas 9:30. A partir do meio-dia, os pais vão pelas crianças e o programa é retomado às 14 em ponto, terminando por volta das 17 horas. “Normalmente, aproveitamos a manhã para trabalharmos mais com as crianças, dado que elas estão mais despertas. A tarde é sempre a parte mais lúdica, mais da brincadeira”, refere Manuela Parreiras.
De salientar, também, que todo o material didáctico envolvido nas actividades é, gratuitamente, posto à disposição dos meninos pelo MAB.


5ªs à Noite nos Museus


No âmbito de uma iniciativa do Instituto de Museus e Conservação com o apoio do Turismo de Portugal, haverá em muitos dos museus e palácios portugueses visitas encenadas, exposições, teatro, música, dança e cinema. O programa prolonga-se em 2010 por 14 noites de quinta-feira, entre 24 de Junho e 23 de Setembro, com os respectivos espaços abertos até às 23 horas.
No Museu Abade de Baçal, no dia 15 de Julho, houve um concerto de Música de Câmara com a Orquestra Esproarte de Mirandela. O próximo evento decorrerá no dia 29 do corrente, pelas 21:30, com a passagem do filme “Canto da Terra D´ Água” de Francesco Giarrusso e Adriano Smaldone. Após a sessão de cinema, acontecerá uma conversa com os autores e personagens sobre arte e artesanato transmontano. Depois, será concretizada uma visita guiada ao MAB.
No dia 5 de Agosto, às 21:30, ocorrerá a inauguração da exposição “Teimosias XI” de João Ferreira, seguindo-se uma conversa informal com José Pessoa que abordará o tema “Divagações sobre Jazz”.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário