16 de julho de 2010

NO REINO DA FANTASIA

Uma história teatral com uma intensa carga emocional que se desenvolve num cenário volátil onde a electricidade é o fio condutor

“Unter Strom – Sob Tensão” centra a sua história numa menina que procura ajuda para reparar o seu carrossel eléctrico, mas Ana é rejeitada pelos habitantes, que desperdiçam energia, impulsionados pela extravagância de consumo e pelo luxo, demasiadamente distraídos por uma vida de brigas e desavenças. Os únicos a ouvirem o apelo da criança são os moradores da grande torre, o cientista velho e sábio e os seus dois ajudantes de electricidade. O mestre inicia Ana nos segredos do seu laboratório, mas os ajudantes seduzem a pequenita a iniciar um jogo proibido com o quinto elemento. O inevitável acontece! Ana provoca um corte energético e o caos imerge. Aparelhos domésticos movem-se sem que ninguém lhes toque, um secador de roupa giratório roda em círculos sem parar, a máquina de lavar roupa produz uma enorme quantidade de espuma e, repentinamente, tudo fica escuro...
Com 11 actores, mais 5 técnicos, este é um poderoso e surpreendente espectáculo teatral de rua com luz, música, cor e fogo de artifício. Em Mirandela, a entrada foi gratuita para a população que aderiu massivamente nas noites de 2 e 3 de Julho, no Parque da Ribeira de Carvalhais. De salientar, ainda, um esforço digno de registo, os actores tiveram de aprender português num curso intensivo para que a sua mensagem fosse captada pelo público.
O cenário desta extraordinária composição cultural, cuja duração, sem intervalo, é de 70 minutos, é constituído por uma máquina de fazer electricidade (uma torre com de 12 metros de altura), um aglomerado de casas, uma cabana alpina, construções de aço e um espelho parabólico. A isto juntem-se-lhe uma magnífica banda sonora e efeitos especiais de cortar o fôlego.

A electricidade foi o tema central de um espectáculo surpreendente de luz, cor, som e música em Mirandela

“Nesta história, percebe-se que o consumo estúpido da electricidade pode provocar um colapso e, desse ponto de vista, este espectáculo, para além de divertir as pessoas, é, também, pedagógico, porque pretende transmitir valores que a EDP defende. Um consumo regrado da electricidade e a combinação equilibrada entre energia e ambiente”, afirmou um dos administradores da Fundação EDP, Sérgio Figueiredo.
“Temos o dever e um compromisso muito importante para com esta região porque é aqui que a EDP vem buscar recursos hídricos para todo o país. Então, dentro da visão de que as primeiras pessoas que devem beneficiar com isso são as que vivem cá, a Fundação EDP tem procurado trazer actividade cultural a sítios a que estes espectáculos normalmente não iriam”, acrescentou o responsável.
No final do espectáculo, o presidente da Câmara Municipal de Mirandela, José Silvano, mostrou-se bastante satisfeito com a actuação dos alemães Titanick, agradecendo à Fundação EDP por esta oportunidade dada aos mirandelenses. “É um espectáculo cultural de alta qualidade que não poderíamos ter em Mirandela se não fosse a Fundação EDP. Acho que as pessoas gostaram e a cultura, mesmo erudita e com mensagem, pelos vistos, não se vê só nas grandes cidades e passa, também, pelo interior do país”, referiu o autarca.







Sem comentários:

Enviar um comentário