16 de julho de 2010

INAUGURAÇÃO MOLHADA, FEIRA ABENÇOADA

Feira de S. Pedro continuará a investir num cartaz para os jovens do amanhã e em tecnologias amigas do ambiente

Encerraram as hostes da XXVII Feira Empresarial de Macedo de Cavaleiros. De 26 de Junho a 3 de Julho, o certame, segundo a organização, termina com um balanço bastante positivo. “Tivemos muitas pessoas em todos os dias, mas a maior afluência foi mesmo na noite do primeiro sábado, com 15 mil entradas, também, pela novidade que Mariza representa como artista, já que, foi a sua estreia na região”, revelou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros (ACIMC), António Cunha. Em números, a Feira de S. Pedro teve um orçamento cifrado em 150 mil euros, contabilizou 250 expositores e cerca de 85 mil visitantes. Menos 15 mil pessoas que o ano transacto, em grande parte devido à enchente que acorreu ao recinto para aplaudir a actuação de Tony Carreira, mas um número superior à edição de 2008.
De acordo com o responsável pela organização, o clima foi um factor que contribuiu, decididamente, para o seu sucesso. “Nesta edição, apesar da chuva que se fez sentir, logo, no primeiro dia, as temperaturas estiveram sempre a subir, o que faz com que as pessoas saiam, visitem os stands e se queiram divertir. E é importante, no actual estado da economia, que haja algo a ajudar-nos”, confidenciou.


Quando interpelado se o investimento, em determinados dias (5ª e 6ª feira), num cartaz dedicado a um público mais jovem iria continuar, António Cunha afiançou que sim, destacando ter sido uma aposta ganha. “Os jovens são os futuros empresários, políticos e economistas, assim sendo, é fundamental que se habituem a estas exposições, para se integrarem não só na música, mas também nas actividades comerciais e industriais. O futuro passará, penso, pelos disco-jockeys, pois, actualmente, eles não passam apenas música, mas produzem, cantam, editam e lançam discos, são artistas como quaisquer outros e o seu custo consegue superar os 50 mil euros”, defendeu o presidente da ACIMC. No caso de Yves LaRock, o dj de quinta-feira, pela sua performance de 1 hora e meia cobrou a “módica quantia” de 20 mil euros.


Para além da importância visível do sector automóvel, António Cunha evidencia, ainda, que as novas tecnologias serão o futuro em termos empresariais e uma “aposta natural” da Feira de S. Pedro. Nesse campo, a ACIMC dá o exemplo, integrando nas suas instalações painéis solares de forma a salvaguardar as gerações vindouras e o próprio Planeta. “A solução passa por importarmos cada vez menos energia, poupando, é certo, mas, sobretudo, reduzindo a nossa dependência e factura energéticas”, advogou o responsável organizativo.

INTERVENIENTES EMPRESARIAIS

Nuno Machado, Restaurante Académico de Bragança

“Temos feito bons contactos! A Feira está agradável como todos os anos, nota-se uma quebra que, de resto, é normal, dada a conjuntura nacional. Nem sentimos nem acréscimo, nem decréscimo, a nível comercial, está ao mesmo nível dos outros anos. Participamos há 7 anos consecutivos e continuaremos a participar.”

Alberto Fernandes, Restaurante D. Roberto, Gimonde

“A Feira está boa, a correr bem e dentro das expectativas. O movimento tem sido idêntico ao de anos anteriores. Sábado e quinta-feira foram dois dias óptimos! Já participamos na Feira de S. Pedro há 20 anos e marcaremos sempre presença.”

António Teixeira, “SoPedra”, Bragança

“As pessoas mostram-se bastante atentas aos nossos produtos, em ver a relação preço-qualidade e levam contactos. Está a correr bem e acho que esta é uma feira bastante interessante, tanto para a região, como para o comércio tradicional e empresas regionais. É o primeiro ano que estamos em S. Pedro, mas será para continuar.”


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