29 de janeiro de 2011

COESÃO SOCIAL

Autarquia vinhaense apoia a reinserção profissional beneficiando cerca de 70 munícipes

A Câmara Municipal de Vinhais tem-se mostrado empenhada em encontrar estratégias com vista à inserção profissional da população activa em situação de desemprego. Face à tendência gravosa da economia nacional, que se tem vindo a traduzir progressivamente numa crise social, e num aumento considerável do desemprego no concelho vinhaense, a autarquia efectuou múltiplas candidaturas ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) no ano de 2010. Designadamente, aos programas Contrato Emprego Inserção, Contrato Emprego Inserção + e Estágios Qualificação Emprego. Estas candidaturas aos programas do IEFP tiveram custos na ordem dos 90 mil Euros e beneficiaram cerca de 70 munícipes.
“O emprego é um factor fundamental de inclusão social, não só porque gera rendimento, mas também porque pode promover a participação social e o desenvolvimento pessoal”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira. “A melhor maneira de ajudar os desempregados é estimular a reinserção profissional”, sublinhou o edil.
O conjunto de todas estas medidas permitiram aos desempregados do concelho o exercício de actividades permanentes consideradas “socialmente úteis”. Um factor de promoção concelhio e de enriquecimento pessoal que, de acordo com a autarquia, envolve a melhoria das suas competências sócio-profissionais e um contacto directo com o mercado de trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário