29 de janeiro de 2011

VINHAIS EM ALTA VELOCIDADE

Comboio espanhol de Alta Velocidade poderá ter paragem em A Gudiña, a 30 quilómetros de Vinhais

O concelho de Vinhais também poderá vir a beneficiar com o comboio de Alta Velocidade (AVE) espanhol. Isto porque o governo do país vizinho pondera construir uma estação do AVE na localidade de A Gudiña, situada a 30 quilómetros a norte de Vinhais, na província galega de Ourense. A decisão é confirmada pelo próprio ministro espanhol, José Blanco, no portal oficial do Ministerio de Fomento, acessível em http://www.fomento.es/. A linha que ligará Madrid a Ourense beneficiará, assim, de uma estação intermédia, que favorecerá todo o sudoeste da Galiza, sustenta o executivo de Zapatero.
O ministro anunciou ainda que, até o final do mês, irá convocar uma reunião entre as três administrações (Cidade, Governo Regional e Ministério) para fazer avançar o protocolo de integração e da estação ferroviária.
Quem mostra o seu contentamento é o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira, para quem a curta distância desta estação vizinha conseguirá oferecer vantagens notórias ao nível do tempo de viagem, fiabilidade, segurança, comodidade e acessibilidade, competindo eficazmente com outros modos de transporte. “Esta ligação de alta velocidade, que sempre defendi, é uma rede vitalizadora que vai dar um valor acrescentado ao concelho, gerando movimento de pessoas e de mercadorias que irão contribuir para o impulso económico do concelho”, declarou o edil.

As estações da AVE de Otero e A Gudiña poderão abrir novos horizontes ao motor da economia transmontana

Recorde-se que o Jornal Nordeste havia já adiantado, em Setembro do ano passado, que a Puebla de Sanabria iria ter, também, uma estação da AVE. Estará concluída em 2014 e ficará situada em Otero, um pequeno povo situado a 4 quilómetros da Sanabria, num espaço onde funciona, actualmente, uma quinta de criação de ovelhas, sendo que as obras estão já adjudicadas. Isso mesmo garantiu, na altura, o Alcalde da Puebla de Sanabria, José Blanco. “O projecto da Estação do AVE na Puebla está a correr muito bem. Não formou parte das restrições impostas pela crise e trabalhámos muito na sombra com o Governo de Espanha e graças à sua receptividade, mantêm-se as obras do AVE”, afirmou. Questionado sobre o andamento das obras Galiza – Zamora, o responsável afiançou: “em 2014 contamos já ter tudo pronto, inclusive a estação do AVE na Puebla”. Contudo, a ligação da AVE Zamora – Madrid espera-se concluída já em 2012.
O distrito de Bragança, depois de anos a fio negligenciado por sucessivos governos, no que diz respeito ao transporte ferroviário, vê agora a possibilidade de ter não uma, mas duas estações de Alta Velocidade,a poucos quilómetros da fronteira. “Vinhais é hoje um local de excelência no que diz respeito ao investimento, uma vez que fica servida por uma Auto-Estrada (A-52) e pelo TGV espanhol, o que abre a porta para a Europa e para o Mundo”, considera Américo Pereira, aproveitando para lançar um recado ao Governo. “Pena é que Portugal não tome o exemplo espanhol, mas como vivemos mais na Europa das Regiões do que dos países, é uma vantagem estarmos encostados à Espanha”, afirmou.


Sem comentários:

Enviar um comentário