24 de janeiro de 2011

FC PORTO NA CAPITAL DE DISTRITO

Antigas glórias da equipa da cidade Invicta partilharam as suas experiências nas Jornadas sobre Futebol em Bragança

De 7 a 10 do corrente, a Associação de Futebol de Bragança (AFB) promoveu umas jornadas sobre futebol num ciclo que teve como principal entidade convidada o Futebol Clube do Porto (FCP). A iniciativa, integrada no programa dos vários Cursos de Treinadores que decorrem no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), trouxe à capital de distrito três ex-jogadores internacionais do FCP. Foram eles: Bandeirinha, actualmente, treinador e responsável pelo Departamento Scout`s Externos do FCP; André, treinador; e Fernando Gomes, Bi-Bota D`Ouro e Relações Externas do clube portista, entre outros.
Nas instalações do IPB, portistas, professores, curiosos, convidados, mais os 70 alunos dos respectivos quatro cursos de treinadores ministrados pela AFB, puderam questionar as antigas glórias sobre os mais variados temas, tendo por base o Futebol.
“Nós pedimos apoio ao FC Porto, no sentido de colaborarem com a associação e eles mostraram-se receptivos ao nosso apelo”, justificou o director do Curso de Treinadores da AFB, Óscar Guerra. “Esta é, seguramente, uma mais valia para todos os treinadores e candidatos a treinadores. O facto destes ex-jogadores virem a Bragança não acontece todos os dias. Eles não vêm ensinar nada, vêm tão somente partilhar as suas experiências”, revelou o responsável e, também, vice-presidente da AFB.
Carlos Carvalhal, ex-treinador do Sporting e actual comentador desportivo da RTPN, e Paulinho Santos, ex-FCP, não puderam comparecer à chamada da AFB, alegadamente, por motivos profissionais.

Bandeirinha, André, Fernando Gomes, Luís Castro e Vítor Frade foram apenas alguns dos convidados da AFB

Os Cursos de Primeiro e Segundo Nível de Futebol de 11 e de Futsal começaram a 8 de Novembro, mas terminam em datas diferentes. Os dois cursos de Nível 1 terminarão a 29 de Janeiro, enquanto que, os de Nível 2 dar-se-ão como concluídos a 5 de Fevereiro. Nestes cursos, existem seis prelatores principais que leccionam as seis disciplinas base: Capacidades Motoras, Técnico-Táctica, Metodologia de Treino, Ciências do Comportamento, Leis de Jogo, Medicina Desportiva. Os 70 alunos a frequentarem os cursos estão repartidos da seguinte forma: 35 estão no Nível 1 do futebol de 11, 26 encontram-se no Nível 2 e 11 estão nos dois níveis de futsal. “Dois já ficaram para trás e a avaliação continua a decorrer. Só depende deles! Eu gostava que todos conseguissem”, confidenciou Óscar Guerra.
Durante este curso, outras personalidades convidadas vieram a Bragança, numa perspectiva de abordagem ao Futebol. Entre eles, destacam-se Luís Castro, director de toda a formação do FCP, e Vítor Frade, metodólogo da filosofia de treino do FCP.

Antes das Jornadas, a Casa do FC Porto de Bragança organizou um jantar com as vedetas


Sem comentários:

Enviar um comentário