4 de janeiro de 2011

NATAL DE IMPACTO

ACISB, IPB e diversas escolas protagonizaram um dos maiores momentos de Natal jamais vistos na cidade de Bragança

O 2º Desfile de Pais Natal Solidário de Bragança começou por volta das 14 horas, tendo arrancado do Centro Académico do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Na procissão encarnada participaram cerca de duas centenas e meia de estudantes e ao todo conseguiu-se angariar meia tonelada de alimentos. Para o evento de quarta-feira, os alunos do Politécnico puderam adquirir o fato de pai natal na Associação Académica do IPB (AAIPB,) trocando-o por um bem alimentar. Os bens reunidos reverterão, à posteriori, a favor de instituições de solidariedade social da cidade.
"O número de fatos que demos não corresponde ao número de Pais Natal no desfile. Como era uma iniciativa solidária, houve muitos alunos que nos foram deixar os bens alimentares, mas houve alguns que não quiseram fatos e outros que sim, mas não puderam vir”, afirmou o presidente da AAIPB, Rui Sousa. De acordo com o responsável, foram entregues quase 500 fatos. Mas, à saída do Politécnico, o número de Pais Natal seria inferior a três centenas. “Como era um dia de aulas normal, isto porque não havia dispensas, nós sabíamos que iria haver muita gente que não poderia estar presente”, adiantou, mostrando-se, no entanto, satisfeito pelo resultado final.


Apesar do apelo dos estudantes às instituições da cidade, pedindo a sua participação, só o Centro Social Paroquial dos Santos Mártires é que respondeu afirmativamente. “Vamos ser nós a escolher a quem vamos dar os alimentos, já que quase ninguém participou. Tínhamos dito na comunicação social aquilo que iríamos fazer, estávamos à espera que alguém nos contactasse, mas isso não aconteceu e vamos ser nós a decidir, novamente, a quem entregar os bens”, lamentou Rui Sousa, revelando que, para além dos Santos Mártires, os alimentos serão distribuídos por mais duas instituições.
Outra das novidades, para além da parceria IPB – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB), foi a inclusão da Escola Secundária Emídio Garcia e de outras escolas do ensino básico no desfile ao longo do percurso. A Praça da Sé serviu de ponto de encontro a todos os participantes, onde se reuniram por volta das 16 horas. As crianças eram as mais entusiásticas, pois aguardavam a chegada do Pai Natal que viria com surpresas no comboio cedido pela Junta de Freguesia da Sé.


Nos sacos reservados às crianças vinham vários brindes, entre jogos, balões, rebuçados, esferográficas e lápis de cor, mas que não foram suficientes para todas. “Lamentavelmente, não tivemos prendas para todos porque confirmaram-nos que viriam cerca de 300 crianças e de certeza que estão mais ou, então, alguém levou mais sacos do que devia. Mas já estamos a dizer às professoras que vamos ainda hoje deixar os sacos de brindes nas escolas”, admitiu a secretária geral da ACISB, Anabela Anjos. Toda a logística e mesmo as personagens que encantaram os mais novos, o Pai Natal, os duendes, a rena e o boneco de neve, foram da responsabilidade da empresa brigantina Animalogia. A ACISB distribui ainda 30 vales de desconto a cada aluno do IPB para serem utilizados no comércio tradicional de Bragança.

Sem comentários:

Enviar um comentário