30 de dezembro de 2010

"PRESENTES" PARA OS BOMBEIROS

Quase meio milhão de euros foi entregue em Equipamentos de Protecção Individual às 15 associações de bombeiros do distrito de Bragança

No dia 18 de Dezembro, decorreu no Restaurante Académico a cerimónia de entrega dos Equipamentos de Protecção Individual (EPI) a todas as Associações de Bombeiros do Distrito de Bragança. Os EPI necessários à “gestão e prevenção de riscos”, no valor de 431.656 euros, foram, assim, repartidos pelos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Izeda, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Sendim, Torre de Dona Chama, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso e Vinhais. Todos os 15 associados da Federação de Bombeiros do Distrito de Bragança (FBDB).
“Estes são equipamentos de protecção individual que os bombeiros, no desempenho da sua missão, necessitam no dia-a-dia para proceder aos socorros”, afirmou o presidente da direcção da FBDB, Humberto Martins, referindo-se às botas, calças, capacetes, luvas, máscaras e botijas de oxigénio, entre outros componentes. Facto é que, a partir de agora, os bombeiros encontram-se melhor preparados para fazer face a potenciais situações de risco. “Temos aqui equipamentos para todos os géneros. Para fogos florestais, fogos urbano, acidentes químicos e todas as associações candidatas foram contempladas”, revelou. Material extremamente necessário, dado que o existente, devido ao enorme desgaste a que está sujeito, já não se encontraria nas condições ideais.


No mesmo acto, a Liga de Bombeiros Portugueses homenageou o Governador Civil do Distrito de Bragança, Jorge Gomes, a pedido da FBDB, com a medalha de Serviços Distintos grau Ouro. “Esta homenagem prende-se com toda a dedicação que ele tem posto ao serviço dos bombeiros deste distrito, sem excepção. E pelo seu forte empenho e apoio financeiro que nos tem dado em tudo”, justificou Humberto Martins.
O Governador Civil mostrou-se bastante surpreendido com a distinção. “Vim para uma reunião de bombeiros e informaram-me só agora que iria ser homenageado. Confesso que é uma surpresa total para mim. Sinto com muita alma o viver dos bombeiros e faço tudo por eles”, disse Jorge Gomes. Também Luís Baptista, um colaborador da Federação, foi agraciado com a medalha de Serviços Distintos, mas grau Prata.
Uma outra candidatura irá abrir, desta feita, para viaturas. De acordo com o responsável, a FBDB reúne todas as condições e irá formalizar a candidatura, que já foi aprovada em plenário. Recorde-se que o distrito de Bragança espera, ainda, cinco viaturas, embora Humberto Martins garanta que está tudo “bem encaminhado”.

Representantes das várias Associações de Bombeiros do Distrito de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário