10 de dezembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DE SABER PRESERVAR

Floresta e Biodiversidade celebradas em dia internacional com múltiplas iniciativas no município de Bragança

A 23 de Novembro, no âmbito do Dia da Floresta Autóctone e do Ano Internacional da Biodiversidade, a Câmara Municipal de Bragança (CMB) promoveu várias iniciativas. Ao todo, decorreram três actividades com o objectivo de informar e sensibilizar a população para a importância da preservação da biodiversidade, em geral, e da floresta autóctone, em particular.
A primeira iniciativa, “Bosques do Centenário”, aconteceu logo pela manhã na Quinta da Trajinha, junto ao Centro de Saúde de Santa Maria. A autarquia decidiu associar-se às Comemorações do Centenário da República na plantação de um bosque de espécies autóctones e fê-lo com o apoio de 15 utentes do Centro de Educação Especial. “Este foi um desafio colocado pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, em parceria com a Autoridade Florestal Nacional, com a Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza), também com o movimento cívico Plantar Portugal, e consiste na plantação de um bosque com 100 árvores”, descreveu o vice-presidente da CMB, Rui Caseiro, referindo-se aos 50 carvalhos, 25 azevinhos e 25 medronheiros plantados.
Logo de seguida, foi inaugurada a exposição “Biodiversidade no Concelho de Bragança” na Biblioteca Municipal. Nesta mostra fotográfica, decorrente de um concurso aberto ao público em geral e realizado durante os meses de Outubro e Novembro, foram apresentados 17 trabalhos. Destes, três sagraram-se vencedores. Em primeiro lugar, ficou Ana Antão Geraldes, que ganhou um prémio de 200 euros; em segundo, António Alves Tedim, 100 euros; e, em terceiro, Telmo José Afonso, 50 euros.


“Estas iniciativas de participação cívica que a autarquia promove vão no sentido das pessoas colaborarem. Trata-se de levar os cidadãos a reflectirem em temas que são extremamente importantes para o futuro e para a sustentabilidade do planeta”, defendeu o responsável.
No culminar das comemorações, na tarde de terça-feira, esteve o seminário “Biodiversidade e boas práticas em Espaços Verdes”. Durante esta iniciativa, que aconteceu na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), foi apresentado o “Manual de boas práticas em espaços verdes”. Com 17 autores, na sua maioria docentes, o manual, cuja edição esteve a cargo da CMB, em colaboração com o IPB, teve uma tiragem de 1000 exemplares. De referir ainda que, no final, foi entregue a cada participante um exemplar gratuito do manual e uma planta autóctone para que pudesse, ao plantar a espécie, contribuir para a preservação da biodiversidade e da floresta autóctone. Um dos temas sobre a mesa que se revelou dos mais importantes, dado ser um bem cada vez mais escasso, teve a ver com uma utilização eficiente da água, quer em rega, quer em espaços verdes.

Sem comentários:

Enviar um comentário