29 de dezembro de 2010

OBRAS DE BENEFICIAÇÃO

Assinados protocolos entre o município e as juntas de freguesia para o apoio de famílias carenciadas das zonas rurais

Na tarde de terça-feira passada, a Câmara Municipal de Bragança (CMB) assinou protocolos com várias Juntas de Freguesia (JF) do concelho. Estes acordos representam um apoio financeiro de 33.450 euros e visam a melhoria e a requalificação da habitação de 14 famílias desfavorecidas das áreas rurais. A ajuda da autarquia abrange famílias das localidades de Serapicos, Viduedo, Lanção, Sortes, Paço, Mós, Rebordãos, Izeda, Alfaião, Portela, Bragada e Sarzeda. Entre as intervenções previstas, contemplam-se a execução de diversas obras de beneficiação e melhoria dos imóveis como, por exemplo, a substituição de telhados, a construção de novas divisões e a requalificação de alguns espaços como casas de banho e quartos.
Em Izeda, duas famílias de etnia cigana verão melhoradas, substancialmente, as suas condições de vida. “Eles aguardam ansiosamente que a transferência desta verba seja feita para podermos iniciar as obras. Isto acontece mais a nível da etnia cigana, pois costumam comprar casas em mau estado e estes apoios vêm nesse sentido”, afirmou a presidente da JF de Izeda, Rosa Pinto, que conta dar início às obras já em Janeiro.
Em Rebordãos, também serão ajudados dois agregados familiares. “São duas famílias muito grandes. As suas condições são péssimas, não tinham casa de banho, e temos que colocar um telhado novo, pois chove dentro de casa”, revelou o presidente da JF de Rebordãos, Adriano Rodrigues, que já começou as obras numa das habitações, com o intuito dessa família ter já uma Natal com outras condições.
De acordo com o presidente da CMB, Jorge Nunes, os 33.450 euros serão, apenas, um complemento e não a ajuda por inteiro. “Haverá apoios que as juntas conseguem, também, disponibilizar, há situações em que há o complemento das instituições ou Comissão Fabriqueira, ou mesmo colaboração directa de vizinhos e dos próprios, caso tenham formação na área da construção civil”, informou o autarca. Apesar de alguns beneficiados poderem contribuir, outros não poderão colaborar com nada, dado não terem condições para o fazer.


Sem comentários:

Enviar um comentário