3 de dezembro de 2010

UMA ESCOLA DO SÉC. XXI

Da secundária Emídio Garcia irá nascer a Escola do Futuro, dotada de infra-estruturas no valor de 12 milhões de euros

Na passada quarta-feira, foi apresentado publicamente o projecto de requalificação da Escola Secundária Emídio Garcia. O antigo liceu da cidade de Bragança, em 42 anos de existência, nunca antes havia sofrido qualquer obra de fundo. Desta feita, ao abrigo da recuperação do Parque Escolar do país, será concretizado um investimento de 12 milhões de euros que trará de novo a Emídio Garcia ao século XXI.
Comparticipadas, em parte, pela União Europeia, as obras estão previstas arrancar no primeiro semestre de 2011 e prolongarem-se por um período aproximado de dois anos. Segundo o coordenador da equipa projectista, Carlos Prata, a sua visão mantém 80 por cento do actual edifício e obrigará à construção de mais de seis mil metros quadrados, nos quais se incluirão: um novo pavilhão, sete laboratórios, 15 novas salas (de 28 para 43) e uma aposta clara em equipamentos de futuro, nomeadamente, com as novas tecnologias de informação. “O que vai ser feito aqui é o que tem sido feito numa série de escolas em todo o país. Este é um programa nacional e a Escola Emídio Garcia está entre as intervencionadas. Trata-se de remodelar os edifícios existentes e ampliar, criar outros, para cumprir as necessidades dos novos programas”, adiantou o autor do projecto, que lidera uma equipa pluridisciplinar das diferentes engenharias para responder a todas as especificidades.
“Vamos manter este edifício do corpo das aulas, vamos alterar a entrada, fazer um corpo novo que alberga todas as novas necessidades, biblioteca, espaços administrativos e espaço dos professores, e depois vai ser feito um novo polidesportivo para dar resposta às necessidades da escola em ter mos de educação física que é muito forte”, desvendou Carlos Prata, o arquitecto da Invicta, responsável pela concepção de projectos como o Túnel de Bragança e a Central de Camionagem. Obras que, no seu tempo, transformaram o centro da cidade.


O director da Escola Secundária Emídio Garcia, Eduardo Santos, na apresentação pública do projecto, mostrou-se bastante satisfeito pela transição para os tempos modernos de que será alvo a escola a que preside. “São obras no âmbito do programa de modernização das escolas secundárias. Isto quer dizer que abrange toda a escola, desde nova construção à remodelação da parte antiga. Ao fim ao cabo, vai ficar uma escola do futuro”, assegurou.
“Serão obras avultadas, que incluirão novos espaços, mais salas, um pavilhão novo e a parte de restauração será melhorada”, garantiu Eduardo Santos, sem, no entanto, querer referir o montante envolvido.
Os maiores beneficiados serão mesmo os alunos com toda uma nova área social que envolverá um bar, restaurante, um novo pavilhão, já que o actual “mete água” e tem um piso irregular, novos laboratórios e salas dotadas de certos “luxos” que muitos lares portugueses não possuem. Também, têm sido eles, os alunos, os mais prejudicados, até ao momento, com a falta de condições.

Sem comentários:

Enviar um comentário