7 de dezembro de 2010

LAUREADOS DA MTV EM BRAGANÇA


FACTOS

Artistas/músicos: Virgul (Da Weasel) / Dino (Expensive Soul)
Banda: Nu Soul Family (NSF)
Elementos: Virgul e Dino, nas vozes; Alan Gul, produtor/dj/percurssionista; Bassman, baixista
Ocasião: Semana de Recepção ao Caloiro 2010
Local: Bastidores/NERBA

ENTREVISTA

1 @ Quando e como é que nasceu o projecto da família soul mais badalada em Portugal nos últimos tempos?

Virgul: Este projecto nasceu em meados de 2009. Juntámo-nos os quatro, eu falei da ideia e foi aí que começámos a criar e a compor. Em comum, tínhamos a paixão pela música e a vontade de experimentar e fazer algo diferente. O nosso primeiro álbum, "Never too late to dance", saiu em Abril deste ano.

2 @ Como é que definirias o vosso álbum de estreia?

Virgul: É um disco de dança! Mas abrangemos um bocado de tudo ao longo das 13 faixas... Gostamos de variadíssimas coisas e cada um de nós tem os seus gostos musicais. O Dino, por exemplo, sempre foi o músico mais ligado ao soul. Eu, mais ligado ao hip hop, ao reggae. Apesar do disco ter uma personalidade dançante, depois acabamos por trazer essas influências, sobretudo, na parte cantada. Damos muita importância às vozes e o álbum vive muito disso. Temos a preocupação de tentarmos transmitir, sempre, uma mensagem positiva. O primeiro single, “This is for my people”, é um agradecimento a todo o “people” que nos ajuda, que nos acompanha e que, de certa forma, nos dá força para nós fazermos aquilo que sabemos fazer melhor. Agora, temos o segundo single que, também, já está a tocar, que é o “I believe”, e o álbum é um bocado isso. As nossas características enquanto pessoas, nós próprios somos super positivos e tentamos transmitir isso às pessoas.


3 @ Como é que tem sido recebido o primeiro trabalho dos NSF? Quer pelos fãs, quer pelo público, quer pela crítica.

Virgul: Tem sido muito bom! Não nos podemos queixar... Aliás, só temos motivos para sorrir! Este ano, o tema “This is for my people” foi um dos mais tocados nas rádios e é o tema que as pessoas mais identificam. Obviamente, foi o single. Depois, o género é de dança e como eu e o Dino já temos alguma experiência em relação ao facto de conseguirmos estabelecer uma certa empatia com o público, só torna a situação mais fácil. Os fãs são muito acessíveis e o pessoal entra logo a cantar no refrão. Tem sido uma recepção maravilhosa!

4 @ Com os NSF, esta é a tua primeira vez aqui. Contudo, já antes havias estado em Bragança com os Da Weasel. Apesar do frio, achas quente o público transmontano?

Virgul: Sim! Lembro-me aqui de certas noites... Tocar e acabar no meio do público a curtir com o pessoal até ficar de dia! Bragança tem um público excelente e como é uma terra que tem muitos estudantes, quando é para curtir, é para curtir à séria! Isso também faz com que as festas corram bem.


 
Just “believe” and “follow your dream”, because our “people” will give us “power” to go “higher” and “please don’t tell me” that its only a dream cause “I cant let it go”, mensagem de Virgul, utilizando títulos de alguns temas do disco da família dos NSF (na foto)


5 @ A 7 de Novembro, em Madrid, os NSF alcançaram o reconhecimento e a projecção internacionais ao vencerem o prémio de melhor banda portuguesa concedido pela MTV. Como é que descreverias a experiência?

Virgul: Os Da Weasel já tinham conquistado esse prémio da MTV por duas ocasiões. Agora, com os NSF, esta é a minha terceira vez. Foi só pena não termos ido a Madrid receber o prémio. Não sei qual foi a justificação da MTV, mas teria sido bom os outros elementos da banda terem estado presentes para poderem experimentar aquela sensação de “stars”.

6 @ E tu Dino? Foi a tua primeira vez, que é que sentiste?

Dino: Da banda toda, eu fui o último a saber. Desliguei os telemóveis, adormeci, e no dia seguinte já tinha bué de pessoal no facebook a dar-me os parabéns. Toda a gente já sabia, menos eu. Logo, vieram-me as lágrimas… O pessoal não imagina o quão fixe é. Este prémio da MTV é o expoente máximo a nível musical. Também é o que levas daqui… O reconhecimento!

7 @ Para além dos Expensive Soul e dos NSF, tens, ainda, um projecto a solo e trabalhas, simultaneamente, em todas as frentes. Como é que consegues?

Dino: A minha namorada é que sabe, pois ela é que sofre mais do que eu. Eu sou do Algarve, os Expensive são do Porto, os Soul Family estão em Lisboa. Por isso, tenho mesmo de andar sempre de um lado para o outro!


Os Nu Soul Family conquistaram o prémio de “Best Portuguese Act” nos “European Music Awards” da MTV, perante uma concorrência de pesos pesados. Deolinda, Diabo na Cruz, Legendary Tigerman e Orelha Negra disputaram o título, mas, apenas um grupo se poderia sagrar vencedor.
Em 2009, foi a vez da banda de Tim, Zé Pedro, Kalu, Gui e João Cabeleira ganhar o “Best Portuguese Act”. Logo, no ano em que comemoravam três décadas de carreira. Em competição, estavam, também, os X-Wife, Buraka Som Sistema, Pontos Negros e David Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário