30 de dezembro de 2010

CAÇA AO TESOURO PUERIL

A “Noite dos Piratas” permitiu às crianças envolvidas dormirem sábado no Centro de Ciência Viva

No fim-de-semana de 18 e 19 de Dezembro, aconteceu no Centro de Ciência Viva de Bragança (CCVB) mais uma iniciativa apelidada de “Noite dos Piratas”. Apesar do limite ser de 15 crianças, apareceram, apenas, dez. “Previsivelmente, no Verão, esta actividade funciona melhor. Porque, hoje, estão menos 5 graus na rua e é normal que os pais tenham um pouco de cuidado e não queiram trazê-los nesta altura”, advogou Ivone Fachada, coordenadora do CCVB. Mesmo sendo esta uma actividade interior, “mas os pais têm sempre as suas precauções, sobretudo, tratando-se de crianças tão pequeninas. De qualquer forma, é um sucesso! Estão dez crianças, com seis professores (trabalhadores do CCVB) a acompanhar e vai começar, agora, a caça ao tesouro”, expressou a responsável.
E começou! Depois dos preparativos iniciais, as crianças foram divididas em dois grupos de cinco, cada um com o seu navio de papelão. Em cada uma das 12 ilhas / módulos do CCVB, era executada uma tarefa, mais os mapas, as pistas, as perguntas e as descobertas, tudo serviu para aguçar o apetite e o engenho dos pequenos exploradores. A iniciativa prolongou-se até domingo, tendo as crianças dormido no CCVB.


No dia seguinte, acordaram por volta das 7 horas, altura em que tomaram o pequeno-almoço para, depois, poderem retomar os jogos. “Das 8 às 10 da manhã, vamos, ainda, proporcionar-lhes uma panóplia de experiências. Vamos falar um pouco sobre o Pólo Norte, os icebergues, os oceanos, as embarcações, tudo dentro da temática da caça ao tesouro”, expôs Ivone. Às 10 horas, rumaram a casa, dando-se por terminada a segunda edição da “Noite dos Piratas”. Pela dinâmica de grupos, linguagem, expressões faciais e corporais, as crianças devem tê-la considerado, no mínimo, divertida.


Sem comentários:

Enviar um comentário