4 de dezembro de 2010

NO COMBATE AO RIGOR DE INVERNO

Apresentação pública dos novos meios municipais de prevenção e actuação em situações de gelo e neve

A Câmara Municipal de Bragança (CMB) reforçou os meios e equipamentos no combate às situações climatéricas mais adversas de Inverno. Adquirido recentemente, o material esteve em exposição na Praça Cavaleiro Ferreira, na passada sexta-feira, e inclui: espalhadores de sal, lâminas limpa-neves, caixa de carga de basculamento trilateral, grua, cesto, sinalização, equipamentos de protecção individual e outros apetrechos. Assim, o concelho de Bragança, e mesmo o distrito, poderá beneficiar de seis viaturas dotadas de especificidades que lhes permitam contrariar a neve e o gelo transmontano. Tal tarefa será desempenhada por uma pick-up com pá limpa-neves e espalhador de sal, uma pick-up com espalhador de sal, um camião com pá limpa-neves e espalhador de sal, um tractor com pá limpa-neves e espalhador de sal, dois tractores com espalhadores de sal, duas motoniveladoras, 12 viaturas de apoio, 23 motoristas, 17 pessoas de apoio e 81.500 quilogramas de sal. No entanto, não será, ainda, este ano, que o município colocará ao serviço das suas populações os veículos designados por limpa-neves.
“Reforçámos significativamente os meios de protecção civil para fazer face às situações de Inverno, que nos preocupam a todos. Os meios que tínhamos não eram suficientes e continuam a não ser, para o distrito em geral. Aliás, é do conhecimento público que os meios de que dispomos são muito reduzidos”, revelou o presidente da CMB, Jorge Nunes.

Com mais equipamentos e menos recursos humanos, a autarquia julga estar preparada para enfrentar o Inverno que se avizinha

De acordo com o autarca, a aposta no reforço de meios e equipamentos prende-se com a extensão do território. “Decidimos tentar equipar vários meios de forma eficaz para respondermos rapidamente a todas as solicitações, num concelho que é extenso, pois tem mais de 600 quilómetros de estradas na área rural para limpar e muitos arruamentos na cidade”, acrescentou. Outra das intenções de Jorge Nunes é a contenção de custos. Isto porque, ao reforçar os meios mecânicos, há uma redução na despesa traduzida pela contratação de um número inferior de recursos humanos.
No total, foi realizado um investimento de quase 100 mil euros (97.657,29 euros), que procura garantir uma maior operacionalidade e aproveitamento dos recursos já existentes no município que visam proteger a população do concelho de Bragança do rigor de Inverno. “Este é um reforço de meios sobre os meios já existentes. Até porque não apresentamos, aqui, nenhum equipamento novo. A não ser os espalhadores de sal e as pás limpa-neves. O resto, são equipamentos que o município utiliza no dia-a-dia, noutros trabalhos, e que serão, agora, adaptados”, referiu o edil. Foram, ainda, reforçadas as acções de prevenção. Nesse sentido, e a par do investimento efectuado, a CMB aposta, também, na formação de 40 colaboradores que integram as equipas de prevenção.
Na constatação do elevado risco que existe em circular sobre o gelo, Jorge Nunes recomenda prudência. “Nos piores dias, o melhor mesmo, para quem possa, é ficar em casa. Como, de resto, acontecia antigamente. Mas, devem, sobretudo, abster-se de utilizar as vias”, salvaguardou.

Sem comentários:

Enviar um comentário