17 de dezembro de 2010

DOCE PALADAR DOS SENTIDOS

Criação refinada da pastelaria regional leva nas suas encomendas a promoção da castanha transmontana

Uma receita do Bolo-Rei de Marron Glacê tem provocado um frenesim delicioso nos apetites dos mais gulosos. O arquitecto responsável por esta obra-prima da pastelaria é Eurico Castro, de 37 anos. “Já o ano passado tínhamos feito uma abordagem a este bolo, mas este ano melhorámo-lo imenso, não só o aspecto, como também a própria receita. É curioso notar que, sendo um dos produtos mais caros que nós temos, é o que mais vende”, confidencia o seu criador. O bolo sensação desta época natalícia, criado, definitivamente, há cerca de um mês e meio, custa uns “módicos” 20 euros o quilo e, apesar do preço, a sua venda está em franca ascensão. “Para além de estar a ser consumido por personalidades do mundo do espectáculo, da política, da cultura e do entretenimento, temos já encomendas agendadas para esta semana em cidades como Lisboa e, antes do Natal, entregas a clientes em França”, transmite.
A inovação deste bolo está no seu recheio, feito à base de pasta de castanha, marron glacê, nozes e uva passa. Um produto regional de altíssima qualidade, segundo Eurico, que é uma mais-valia económica para a região em que se insere. “É um produto de enorme potencial, nomeadamente para a exportação, que é onde reside o futuro, pois este tipo de produtos é muito apreciado lá fora. Assim como o fumeiro, a caça, a agro-pecuária, o azeite, temos produtos de excelente qualidade, estão é mal divulgados”, afirma o mestre criativo.
Eurico iniciou-se com, apenas, 12 anos na arte da pastelaria. Em 2011, fará 25 anos de carreira como Pasteleiro e inclui já, no seu currículo, algumas criações de sucesso como os ouriços de castanha ou o bolo-rei de doce de abóbora. “Na altura, abriu uma pastelaria em Macedo que fazia as coisas de uma forma diferente. E isso fez com que eu fosse para lá nas férias trabalhar e nunca mais voltei a estudar. Enveredei pela pastelaria e até hoje”, revela. ´”E até hoje”, já se passou uma vida… Eurico fará, na Páscoa de 2011, um quarto de século com uma carreira ligada à pastelaria.

Um novo espaço de experiências gourmet, cozinha de autor e bons vinhos a melhores preços será a grande aposta de Eurico para 2011

No Mercado Municipal, serve, há 4 anos, o Restaurante Rota dos Sabores. Uma empresa familiar, onde Eurico, na área da pastelaria, define a estratégia de mercado, de venda e de imagem dos produtos. Na Avenida Sá Carneiro, existe, ainda, a Rota dos Sabores Gourmet, um projecto pessoal do Eurico. Mas não fica por aqui. Em meados de 2011, Eurico dará o seu próximo passo no ramo da restauração com a abertura de um espaço de cozinha de autor. “A ideia é criar um algo completamente distinto e inovador, com experiências gourmet, cozinha de autor e onde dignificaremos o consumo do vinho a preços acessíveis”, adianta Eurico.
“Apesar da crise instalada, consideramos que há um mercado muito interessante de pessoas que querem ter novas experiências em termos de culinária. É o que faremos, num espaço próprio e único para o efeito”, desvenda. A localização da nova aposta será na Avenida Sá Carneiro, por cima da Rota dos Sabores Gourmet, com vista para o castelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário