24 de janeiro de 2011

PONTO DE ENCONTRO INTERNACIONAL

Trinta anos de “fiesta motera” levam aos Pinguins mais de 30 mil pessoas para uma das maiores concentrações europeias de Inverno

De 6 a 9 de Janeiro, decorreu nas proximidades de Valladolid, Espanha, a trigésima concentração motard “Pingüinos 2011”. Depois de, em 2009, a temperatura média ter atingido os 10 graus negativos e, em 2010, ter alcançado os 7 negativos, a tradição de neve e gelo foi posta de lado por S. Pedro, que decidiu brindar os mais de 30 mil presentes com chuva, fazendo subir uma temperatura, já por si só, envolvente. Derivada, quase na totalidade, de um convívio são e de uma amizade sem fronteiras que, como é hábito, se fazem sentir desde há décadas para os lados de Castilla y León, contribuindo, também, as muitas fogueiras dos vários grupos motards espalhadas pelo acampamento. Inclusive, de portugueses, muitos do nordeste, e outros tantos do Litoral, provenientes de cidades como Montijo ou Almada.
Neste aniversário de 30 anos, houve algumas actividades que, pela sua qualidade histórica, merecem ser destacadas: o clássico “Desfile de las Antorchas”, na noite de sábado, em homenagem a todos os motards falecidos e que se realiza desde a primeira edição; stunt e freestyle, com os acrobatas Emilio Zamora, Narcis Roca e o homem dos saltos, Jorge Bravo; fogo de artifício; os concertos com Barón Rojo, na sexta, e os Blue Days e a Orquestra Mondragón no penúltimo dia; para terminar, na sedução das hostes, o show de strip masculino e feminino.

 

Muitas tendas de comércio, restaurantes, mais bares e discotecas climatizadas, não deixaram ninguém passar fome, sede ou frio. E onde tudo era permitido, reinou o bom senso e o civismo. Com uma organização sem reparos, a cabo do Club Turismoto, sediado em Valladolid, a 30ª Concentração teve mais de 300 colaboradores, que cobriram todo e qualquer ponto crítico.
O próprio presidente da Junta de Castilla y León não se coibiu de felicitar todos aqueles que rumaram a Puente Duero, oriundos de países tão distantes como aqueles localizados no norte e centro da Europa. “Quero dar as boas-vindas a todos os pinguins que entendem a moto como uma autêntica filosofia de vida, uma forma bem diferente de compartilhar e sentir, e que banha, por estes dias, Valladolid e arredores com um contagioso espírito de amizade, companheirismo e espectáculo”, declarou Herrera Campo. Também o Alcalde de Valladolid, Javier León de la Riva, não passou incólume por esta celebração, designando-a de Festa de Interesse Turístico Regional. “Os Pinguins, adereçado com ingredientes tão inusualmente desejáveis como o frio, o gelo e a neve, demonstraram ser esse um dos actos irrepetíveis que só podem nascer de uma paixão. Os Pinguins formam parte da cultura “vallisoletana” por direito próprio”, proclamou.


Galeria de fotos disponível em: http://www.jornalnordeste.com/; ou no Facebook de Bruno Mateus Filena

Sem comentários:

Enviar um comentário