28 de janeiro de 2011

TRANSPORTE PRECISA-SE

A Azimute presenteou a Obra Padre Miguel com material ortopédico angariado através da entrega de tampas

Com tem vindo a ser hábito, nestes dias de Reis, a Azimute – Associação de Desportos de Aventura, Juventude e Ambiente ofereceu mais material ortopédico. Desta feita, a escolha recaiu sobre a Obra Social Padre Miguel, que, no novo edifício da instituição, recebeu uma cadeira de rodas, uma cadeira de banho e três almofadas anti-escaras. A cerimónia de entrega do material angariado pela associação, resulta da campanha “Já deste muitas tampas?”, lançada em Outubro de 2006
O presidente da Azimute, João Cameira, justificou o porquê da escolha: “a Obra Social Padre Miguel contactou-nos, tem participado connosco na recolha de tampas e já nos tinha pedido algum material ortopédico”. Para esta doação, em particular, no valor de 450 euros, foram necessários 500 quilos de tampas. Quem mostrou o seu contentamento foi Nuno Vaz, da Obra Social Padre Miguel. “A Azimute tem já a sua marca e tem sido um exemplo, mesmo a nível nacional, porque todos os anos distribui vários equipamentos que são extremamente necessários às instituições”, declarou.
João Cameira aproveitou a presença da Comunicação Social, para deixar um apelo. “Esta entrega ainda faz parte de uma verba remanescente de 2010. Nós, este ano, já temos muita tampa, mas ainda não conseguimos arranjar ninguém que nos levasse as tampas até Lousada”, revelou o responsável máximo da Azimute. A associação necessita, assim, de um meio de transporte de média-grande dimensão para levar cerca de uma tonelada de tampas ao local onde reciclam o material plástico.

Num período inferior a 5 anos, esta associação transmontana já doou material ortopédico no valor de 7 mil euros, correspondente a dez toneladas de tampas

A campanha “Já deste muitas tampas?” tem permitido um vasto trabalho de solidariedade que, através do empenho dos mais diversos intervenientes, entre eles, pessoas anónimas, instituições públicas e privadas e escolas de vários graus de ensino, muito tem contribuído para a beneficiação da qualidade de vida de idosos, indivíduos portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida. Com a recolha de quase dez toneladas de plástico, em forma de tampas, a Azimute adquiriu e entregou material ortopédico no valor de 7174 euros. Um montante repartido por 22 cadeiras de rodas, 3 camas ortopédicas, 3 colchões tripartidos, 5 colchões anti-escaras, 2 cadeiras de rodas em liga leve, 5 andarilhos, 3 pares de canadianas, entre outros equipamentos.
Com esta iniciativa, alcançou-se um outro objectivo, o crescimento de uma consciência ambiental em que se incutem rotinas de reciclagem, já que, o plástico, na natureza, levaria cerca de 150 anos a decompor-se. O que fragiliza o meio ambiental de formas tão danosas e distintas, como irreversíveis. Em Bragança, existem três locais privilegiados para a recolha de tampas. A saber, nas Piscinas Municipais, no Mercado Municipal e no Centro Hospitalar do Nordeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário