5 de janeiro de 2011

UMA ATITUDE DIGNA

Famílias em dificuldade sinalizadas por Centro Social Paroquial de S. Bento e S. Francisco recebem cabazes de Natal

Em plena época festiva de Natal, o Centro Social Paroquial de São Bento e São Francisco de Bragança procurou reduzir as necessidades dos mais carenciados. O acto benemérito, que teve lugar na passada quinta-feira, correspondeu à entrega de 30 cabazes de Natal a 30 famílias. Num total de 80 pessoas beneficiadas. Entre os vários itens, encontravam-se bens de primeira necessidade como arroz, massa, óleo, bolachas, farinha, cereais e açúcar, vestuário e alguns brinquedos que visavam suprimir as carências materiais efectivas dos mais novos.
“O que é que nós chamamos um cabaz? Não é só o saquinho... São vários sacos, de acordo com o número do agregado familiar. Temos famílias com 7, 8 e 9 pessoas. Nós sabemos porque fizemos um levantamento dos mais necessitados, pois isto foi preparado ao longo de duas semanas”, referiu o presbítero Rufino Xavier, do Centro Social Paroquial de S. Bento e S. Francisco. De acordo com o pároco, as pessoas já haviam estado, nessa manhã do dia 23, a escolher e a experimentar as roupas que levariam, posteriormente, na entrega dos cabazes.


“Ao distribuirmos os cabazes de Natal, estamos a pôr em prática aquilo que fazemos durante todo o ano. Hoje, com uma atitude diferente. Dar os cabazes às pessoas para poderem ter algo com que preparar o seu Natal”, afirmou o responsável.
Esta iniciativa foi divulgada, sobretudo, através das missas de Domingo na paróquia. “As pessoas que precisam deslocam-se ao Centro. Acontece, também, os paroquianos levarem a mensagem aos seus vizinhos ou trazerem os nomes deles e, ainda, temos uma técnica que vai à procura desses casos. No final, fazemos uma lista das pessoas mais carenciadas”, revelou Rufino Xavier.

Sem comentários:

Enviar um comentário