Governo vistoria início do Túnel do Marão, garante obras da Auto-Estrada Transmontana em Agosto e inaugura Ponte Internacional de Quintanilha
Em declarações públicas, Mário Lino assevera que, “é preciso cumprir prazos. A minha convicção é a de que vamos ter estas obras em dia. É necessário é fazer o seu devido acompanhamento. O Governo acha que é tempo de o país contribuir para que haja acessibilidades em todo o território. Por isso, obras como a concessão da Auto-Estrada transmontana, do Túnel do Marão, do Douro Interior, são obras de grande prioridade porque permitem que esta região se possa aproximar do resto do país na concretização do plano rodoviário nacional”.
A concepção da Auto-Estrada (AE) Transmontana, envolve 397 empresas que empregam, actualmente, 1950 trabalhadores. A sua construção começará apenas no mês de Agosto, uma garantia dada pelo próprio Ministro das Obras Públicas, Mário Lino, aquando da inauguração da Ponte Internacional de Quintanilha, onde estavam presentes muitas das individualidades do distrito de Bragança.
A concessão da Auto-Estrada Transmontana, com uma extensão total de 186km (130 dos quais correspondem a uma nova construção), vem beneficiar directamente os Concelhos de Amarante, Vila Real, Sabrosa, Murça, Alijó, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança, abrangendo cerca de 250 mil pessoas.
A primeira fase deve incidir sobre a variante a Bragança, entre Rebordãos e as Quintas da Seara. Mas, mesmo com as máquinas ainda paradas, Mário Lino acredita que tanto a Auto-Estrada Transmontana, como o IP2 e IC5, estarão concluídos na data prevista, ou seja, em 2011.
O lanço ligará Vila Real a Bragança em perfil de Auto-Estrada e inclui ainda vias de menor dimensão já em serviço: a que liga Amarante a Vila Real, a Variante de Bragança e a Ponte de Quintanilha (as três integram o actual IP4, somando 56km), e que se mantêm em regime de exploração. A AE Transmontana foi lançada em 24 de Novembro de 2007 e contratada em 10 de Dezembro de 2008. A entidade adjudicatária é o grupo intitulado Auto-Estrada XXI, liderado pela empresa Soares da Costa.
36200 postos de trabalhoNo site do governo, é possível ler que, “empreendimentos rodoviários empregam 36200 pessoas”. Isto porque, em curso estão 90 obras em regime de empreitada e 15 em regime de concessão. Isto equivale a um total de 3500km intervencionados, 23% dos quais são Auto-Estradas e 77% correspondem à restante rede rodoviária. Estes empreendimentos representam cerca de 30 mil empregos directos e 6200 indirectos (82% dos trabalhadores são portugueses e 18% estrangeiros. 12% (4344) são quadros superiores, 14% (5068) são quadros médios e 74% (26788) são operários ou auxiliares de obra).
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