26 de maio de 2010

25 ANOS DE STUB

Encontro Anual dos Operadores Municipais de Transportes públicos no dia 12 de Junho em Bragança

O Serviço de Transportes Urbanos de Bragança (STUB) comemora, em 2010, um quarto de século de existência. Assim, a Câmara Municipal de Bragança (CMB) planeou um conjunto de actividades para os próximos meses que assinalará a efeméride.
“É tradição haver um encontro anual com os trabalhadores dos transportes em uma cidade, entre empresas municipais, serviços municipalizados e serviços das câmaras, e este ano fizemos com que fosse em Bragança, mais concretamente, no Castelo”, afirma o vice-presidente da CMB, Rui Caseiro, a respeito do Encontro Anual dos Operadores Municipais de Transportes públicos que terá lugar no dia 12 de Junho.
A 21 de Setembro, um dia antes do Dia Europeu Sem Carros, e por ocasião da Semana da Mobilidade, realizar-se-á um seminário dedicado aos transportes, cujo tema será “Transportes Públicos em Zonas Rurais, que futuro?”. Neste workshop, serão trazidas, a Bragança, experiências desenvolvidas com sucesso noutros países europeus, que têm problemas semelhantes aos nossos, como o despovoamento de zonas rurais, nomeadamente, na vizinha Espanha. “Como resolver, cabalmente, as necessidades de transportes urbanos públicos para as pessoas que vivem em zonas mais afastadas, mas que são cidadãos como quaisquer outros e necessitam de ser transportados”, refere o responsável.
“Esse é um grande dilema, pois esses transportes estão cada vez mais caros e têm que se encontrar soluções alternativas, mantendo a satisfação da necessidade, mas de forma a que seja mais económica”, acrescenta.
Outra novidade será uma publicação sobre a história dos 25 anos do STUB. “Trata-se de fazer algo resumido, uma espécie de brochura que fique como registo de memória daquilo que aconteceu, até hoje, com todos os dados e contributos dados pelos primeiros motoristas que, ainda, estão vivos”, diz Rui Caseiro.
Outro trabalho, já em preparação, e que estará concluído depois do Verão, relacionado com as novas tecnologias e direccionado para o futuro é o STUBMobile. Uma aplicação informática que permitirá transpor para o telemóvel os horários dos transportes urbanos. Deste modo, uma pessoa poderá consultar o site da Câmara na Internet ou do STUB, que tem uma página própria e descarregar os horários, para, depois, poder consultá-los no seu telemóvel.
Por fim, é “intenção” camarária elaborar um estudo sobre os transportes públicos e alternativos. “Como é que nós devemos equacionar os transportes do nosso concelho no futuro? Face a um crescente despovoamento, à nossa dimensão e a ligação com outros territórios”, adianta o político. Para o estudo, em que serão envolvidas, também, as ofertas privadas, para além das públicas, foi requisitada a participação financeira do Instituto de Mobilidade de Transportes Terrestres (IMTT). Uma realidade, actualmente, noutros países e que integrará o raio de acção do estudo é o transporte a pedido. “Nos territórios de baixa densidade, uma pessoa pode telefonar no caso, por exemplo, de querer vir para Bragança e haver alguém que satisfaça esse transporte, seja público ou privado. Agora, qual é a forma mais prática de ir buscar essa pessoa, isso é algo que tem de ser estudado, conclui Rui Caseiro, que apesar das “boas intenções”, ainda não tem o estudo contratado, esperando uma resposta definitiva e final do IMTT.

Sem comentários:

Enviar um comentário