18 de maio de 2010

CULTURA & TURISMO

Alfândega da Fé será a primeira localidade transmontana a integrar a extensa rede intercultural do Festival Sete Sóis Sete Luas

Na sua XVIII edição, o Festival Sete Sóis Sete Luas (SSSL) 2010 irá realizar-se pela primeira vez em Trás-os-Montes. Mais concretamente, em Alfândega da Fé, que se tornará no primeiro concelho do Nordeste Transmontano a integrar a rede cultural internacional deste conceituado festival, que tem como presidentes honorários os Prémios Nobel José Saramago e Dario Fo.
O Festival, que acontecerá ao ar livre no centro histórico e em Sambade, nos meses de Julho e Agosto, assume-se como uma fonte de promoção turística e intercultural das 25 cidades e vilas dos 10 países participantes do Sul da Europa e Mundo Lusófono. Os mais de 100 concertos, com cerca de 250 artistas, terão entrada livre, esperando-se uma audiência superior a 100 mil espectadores como, de resto, aconteceu em 2009. Em Alfândega, decorrerão 5 concertos com músicos oriundos do Mediterrâneo (17 de Julho, 7LuasOrkestra), País Basco (24 de Julho, Korrontzi), Itália (30 de Julho, Acquaragia Drom), Cabo Verde (14 de Agosto, Tete´ Alhinho) e Galiza (21 de Agosto, Fia na Roca). O SSSL destaca a música de cariz popular contemporânea e as artes plásticas e os seus principais objectivos passam, sobretudo, pela criação de formas originais de produção artística através da inclusão de criadores oriundos dos países participantes e do diálogo entre culturas, abrangido pela mobilidade dos artistas dos países da rede.
Os espectáculos realizar-se-ão, em simultâneo, nas várias cidades e serão estabelecidas ligações via Internet para que haja uma interactividade e comunicação directa entre os vários países, sendo, assim, a comunicação entre todos.

Música, arte, cultura, gastronomia e turismo são os grandes atractivos de um Festival que já deu provas de si

Nesta edição, Alfândega acolherá, também, de 12 a 19 de Agosto, uma exposição fotográfica com 30 imagens 3X2 metros, cujos principais protagonistas serão os burros. Intitulada de “Hardware+Software=Burros”, esta mostra da autoria de Oliviero Toscani, o italiano responsável por várias campanhas da Benetton, será apresentada pela primeira vez em Trás-os-Montes, apesar de ter sido concebida em 2005 para este festival e de já ter percorrido meio mundo, desde a Bienal de Veneza, à Cidade do México, Roma, Helsínquia, Frankfurt, entre outras paragens.
Este criativo, que fotografou burros de uma raça protegida de Trás-os-Montes como se de top-models se tratassem, pretendeu “chamar a atenção sobre o empobrecimento da inteligência do homem por culpa da tecnologia, transformando o espaço público “em lugar de criação e comunicação”.
Na sua apresentação, a 18 de Março, no Hotel & SPA Alfândega da Fé, estiveram presentes diversas entidades. A destacar, o director do Festival, o italiano Marco Abbondanza e a presidente da autarquia alfandeguense, Berta Nunes, que sublinhou a importância do evento para a divulgação da identidade do concelho através da promoção de produtos locais e regionais, tais como o azeite, a doçaria, o queijo e o azeite. Alguns produzidos pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Alfandega da Fé (EDEAF). Apesar do endividamento municipal, a autarca declara que este é um festival de baixo custo, pois irá custar “apenas 25 mil euros”, sendo que, “parte da verba provém da candidatura de regeneração do centro urbano”, no valor de dois milhões de euros, que estima melhoramentos também no parque verde e a dinamização de outros locais, nomeadamente, com a criação de um itinerário turístico para valorização de monumentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário