14 de maio de 2010

JOVENS PELA INCLUSÃO

A Cruz Vermelha e o Banco Alimentar foram as instituições agraciadas pela generosidade daqueles que, a título individual e/ou colectivo, aderiram à iniciativa desenvolvida pelo IPJ


A 30 de Abril, comemorou-se o “Associativismo Jovem Pela Inclusão”, um acontecimento promovido pelo Instituto Português da Juventude (IPJ), em parceira com Associações Juvenis e Estudantis. Inserida no âmbito do “Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social”, as instalações do IPJ foram montra, em todo o país, de várias actividades como, por exemplo, música, teatro, passagem de filmes, dança, ateliers, exposições e outras, levadas a cabo por associações de jovens com uma única finalidade: a recolha de bens. A roupa e o material didáctico foram doados à Cruz Vermelha, enquanto que, os produtos alimentares foram entregues ao Banco Alimentar, num saldo manifestamente positivo. O compromisso de alguns jovens é que não esteve à altura da ocasião, uma vez que todo o programa da manhã ficou sem efeito. Uma situação desvalorizada pelo sub-director regional do Norte do IPJ, Vítor Pereira. “Estamos a falar de jovens, ainda por cima, as festas académicas estão aí. Por isso, é natural que haja algum atraso no programa, mas o que interessa é o espírito contra a exclusão social com que a juventude está neste dia ”, defendeu o responsável.
“Esta iniciativa foi proposta pela Direcção Regional do Norte do IPJ para comemorar o dia do associativismo de uma forma diferente. Isto é, propusemos às associações juvenis em todos os distritos do norte, depois foi alargado a todo o país, que promovessem, na semana anterior, acções de solidariedade como espectáculos, mostras de teatro e exposições, e que as pessoas que fossem visitar ou assistir que levassem algo para ajudar a incluir essa gente que vive com dificuldades a nível social”, afirmou Vítor Pereira.


Esses bens chegaram, entretanto, às delegações distritais e, no próprio dia, a 30 de Abril, esses mesmos espectáculos realizados na semana anterior, tiveram lugar no IPJ, com semelhante modus operandi. Ou seja, quem quer que viesse, traria bens perecíveis ou outros com o intuito de serem doados às instituições de solidariedade social. Além das associações de estudantes das escolas secundárias, neste evento participaram também a Azimute – Associação de Desportos de Aventura, Juventude e Ambiente, a Associação Recreativa e Cultural de Pombal de Ansiães, o IPB representado pelas suas associações académicas e Real Tuna Universitária de Bragança, entre outras.


Sem comentários:

Enviar um comentário