14 de maio de 2010

PRATOS DA TERRA

 
Puebla de Sanabria convida, nos fins-de-semana de Maio, ao apreciar da gastronomia micológica


No fim-de-semana passado, tiveram lugar as II Jornadas Micológicas em terras vizinhas espanholas. Durante dois dias, houve conferências do ponto de vista gastronómico discussões sobre o valor medicinal dos cogumelos, de como ordenar e regular os cogumelos e, até, uma exposição sobre cogumelos. As jornadas terminaram com a apresentação de 21 pratos, confeccionados por 21 restaurantes, no Parador de Puebla de Sanabria, onde as muitas pessoas presentes, inclusive representantes do Governo, tiveram a oportunidade de levar a cabo a “II Degustación de Platos Micológicos”. Todas as receitas que integravam a lista tinham um ingrediente em comum, os cogumelos.
“As primeiras jornadas serviram para que todos os restaurantes vissem que eram capazes de inovar e fazer uma nova cozinha baseada no mundo dos cogumelos da Sanábria. Este ano, trata-se de dar um salto de qualidade, que dará frutos imediatamente”, garantiu o Alcalde de Puebla de Sanabria, José Fernández Blanco.
Durante este mês de Maio, aos fins-de-semana, os 21 restaurantes envolvidos na “II Degustación de Platos Micológicos” terão uma grande variedade de menus micológicos à disposição dos seus clientes. Esta iniciativa faz parte de um projecto transfronteiriço, que implica toda uma parte espanhola, bem como portuguesa, onde se inclui, nesta última, Vinhais, Lamego e Vimioso. Os seus objectivos passam por valorizar os produtos locais das várias regiões.


“A fronteira tem servido até aqui para que cidades como Bragança e Zamora chorem, afirmando que são pobres, e peçam fundos à União Europeia. Mas, logo, esses mesmos fundos não são investidos onde somos pobres, mas sim nas capitais. Já é hora que se invista na fronteira, que são os povos, as zonas rurais. Nós também necessitamos de teatros, não tão grandes como os de Bragança ou Zamora, mas mais pequenos, assim como salas de congresso e jornadas onde possamos divulgar os nossos produtos. Precisamos desses fundos europeus!”, declarou o alcalde espanhol.

José Fernández Blanco, alcalde de Puebla

Sem comentários:

Enviar um comentário