29 de maio de 2010

QUIM BARREIROS

UMA SAUDADE MENOR


FACTOS

Nome – Quim Barreiros
Residência – Viana do Castelo, Vila Praia de Âncora
Profissão – Músico, cantor
Signo – Gémeos
Maior defeito – Trabalhar demais
Maior virtude – Honesto e humilde


ENTREVISTA

1 @ Esta não é a sua primeira vez em Bragança. Qual é a sua opinião acerca desta cidade?

R: Esta deve ser a vigésima ou a trigésima vez que venho a Bragança! Há muitos anos que venho e fico sempre feliz por saber que esta cidade está cada vez maior. Cresce! Cada vez mais bonita…

2 @ Já percorreu o país e o mundo? Qual foi o local onde lhe deu mais prazer tocar?

R: Tudo! Nas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo! Agora, não há preferência! Não há cidades em que eu mais goste de tocar! Há povos e povos, terras e terras, públicos, uns mais expansivos que outros, uns mais alegres que outros, mas, no fundo, acabam todos por gostar, pois as casas onde eu vou estão sempre cheias!

3 @ Diga-nos, então, um país que o tenha marcado mesmo muito?

R: O Brasil! Quando fui a primeira vez impressionou-me muito… Já há 30 e tal anos…

4 @ Continua a ir com a mesma frequência ao estrangeiro do que ia aqui há 20 ou 30 anos?

R: Já não! Hoje, a emigração está mais difícil! Há menos saudade… Sobretudo, desde que a televisão chegou a casa dos emigrantes que a saudade é menor. Agora, trabalho menos no estrangeiro e quando vou é de férias…

5 @ Qual é que foi a época áurea para o Quim e para todos os artistas que, à sua semelhança, se deslocavam de Portugal ao estrangeiro em concertos?

R: Os anos 70 e 80 foram os melhores! Havia muito trabalho e pagavam muito bem!

6 @ Com quase 40 anos de carreira na exportação de portugalidade, o Quim Barreiros tem vindo a observar o desenvolvimento ou, ultimamente, o retrocesso do país. Como é que classifica o actual estado de coisas?

R: Uma maravilha! Sempre a melhorar, pois vejo cada vez mais pessoas que ganham dinheiro sem trabalhar. Qualquer dia ninguém faz nada. Até eu, qualquer dia, fico em casa a receber o meu…

7 @ Estamos condenados a viver neste constante estado de crise nacional?

R: Acho que devíamos todos colaborar! Ir buscar grandes homens para comandar o país como o Vale e Azevedo e outros, desses “processos”…

8 @ Acha que a corrupção é o problema?

R: Que nada! A corrupção é o motor da economia… Faz o país andar para a frente! Alguém tem de roubar! Uma vez uns, outra vez vão para lá outros…

9 @ Se pudesse escolher um político para governar os destinos de Portugal, quem seria a personagem?

R: José Sócrates! Mantinha a mesma equipa porque não há outros que façam melhor.

10 @ Se pudesse passar uma noite com uma personalidade nacional ou mundial, política, desportiva, cultural ou outra, em quem recairia a sua escolha? Porquê?

R: Mas quê? Na cama? Com a minha mulher…


11 @ Qual é o animal com que mais se identifica?

R: Eu acho que um dragão!

12 @ É adepto do FC Porto?

R: Sou sócio! Muito orgulho…

13 @ Mas este ano o campeonato foi para o Benfica?

R: Este ano o campeonato foi entregue ao Benfica, por isso temos de ser benfiquistas! Embora, tenham capado a nossa equipa e a do Braga. De resto, tiraram-nos os nossos melhores jogadores num momento crucial! Mas, também, acho que alguns portugueses merecem, de 5 em 5 anos, uma alegria.

14 @ Gosta de dançar?

R: Eu sou mau bailarino porque toda a minha vida toquei para os outros dançarem…

15 @ O que é que considera ser inaceitável num ser humano?

R: Há tantas coisas inaceitáveis… A falta de honestidade, a traição, o egoísmo, a falta de humanismo…

16 @ O que é que gosta de ouvir?

R: A minha mulher a ralhar comigo!

17 @ E rádio ou televisão?

R: Só os noticiários… E os jogos de futebol…

18 @ E música?

R: Eu não oiço música!

19 @ Então onde é que se inspira?
R: No bacalhau! Em tudo aquilo que mexe com as pessoas…

20 @ Se pudesse pedir três desejos…

R: Saúde, saúde, saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário