8 de maio de 2010

POTENCIAL TEATRAL

O mês de Maio será o indicado para todo e qualquer amante de Teatro com 5 peças de 5 escolas em palco

Tem início a 12 de Maio, a 7ª Mostra de Teatro Escolar de Bragança com a peça “Um serão com Tchechov”, interpretada pela Escola Superior de Educação. Durante o mês de Maio, 5 escolas entrarão em cena, envolvidas em 5 peças, todas as quartas-feiras e sábados, no Teatro Municipal de Bragança, sempre às 21:30. Numa organização da Junta de Freguesia da Sé de Bragança, as várias escolas levam a palco autores como Tcheckov, Shakespeare, Gil Vicente, Herberto Hélder e Gil Brandão. Apesar destes autores servirem de base de inspiração, o que é certo é que algumas escolas introduziram algumas modificações às peças originais como no caso de “Um Auto da Índia”.
A entrega dos prémios, em cada mostra, à respectiva escola em cena é a novidade desta 7ª edição.
“Este acontecimento é um pilar cultural para a comunidade brigantina, que espera pela mostra e que os alunos das escolas pisem o palco com coisas novas, já que, são eles a tomar a iniciativa de escolher as peças”, afirma Vânia Rodrigues, vogal da junta.
Por sua vez, Alexandra Reis, secretária, declara: “Os alunos trabalham e esforçam-se, ensaiando as peças desde o início do ano lectivo, para a consagração da mostra, para poderem subir ao palco e serem vistos por toda a comunidade escolar e pelas próprias famílias”.


A 7ª Mostra de Teatro Escolar envolve escolas secundárias, o Teatro de Estudantes Bragança (TEB), a Escola Superior de Educação e toda a população que deseje observar o potencial destes jovens actores que, muito frequentemente, desejam fazer da arte do palco uma carreira. As escolas preparatórias ficarão reservadas para a VII Gala das Escolas, a realizar no mês de Junho. Em ambos os espectáculos, a Câmara Municipal de Bragança cede as instalações, a receita de bilheteira e suporta os encargos associados aos direitos de autor, apoiando, de forma inequívoca, estas iniciativas culturais.


7ª Mostra de Teatro Escolar

Teatro Municipal de Bragança – 21:30
 
12 de Maio – “Um serão com Tcheckov”, Escola Superior de Educação

15 de Maio – “António e Cleópatra”, E.S./3 Abade de Baçal

19 de Maio – “De São e de Louco”, E.S./3 Miguel Torga

26 de Maio – “Um Auto da Índia”, E.S./3 Emídio Garcia

29 de Maio – “Fragmentos de Humor em Quotidiano Negro”, Teatro de Estudantes de Bragança


 

Sem comentários:

Enviar um comentário