14 de maio de 2010

NAC ALIADO A ZAMORA

39 viaturas e 85 participantes, entre portugueses e espanhóis, circularam sobre o privilégio de contemplar a Rota da Terra Fria no II Passeio de Automóveis Antigos e Desportivos

O Nordeste Automóvel Clube (NAC), em parceria com a Câmara Municipal de Bragança, realizou, no fim-de-semana de 24 e 25 de Abril, o II Passeio de Automóveis Antigos e Desportivos. Um evento que circulou sobre o planalto mirandês, completando a Rota da Terra Fria, iniciada em 2009.
Com 24 viaturas e cerca de 50 participantes, a caravana partiu da Praça Prof. Cavaleiro de Ferreira em Bragança, às 10h30 de sábado.
No domingo, depois do cruzeiro no rio Douro, ao NAC juntaram-se mais 15 viaturas com 35 participantes, oriundas de Zamora, para o almoço no Palaçoulo e consequente visita às indústrias de cutelaria e tanoaria. Uma excepção a que a direcção do NAC esteve aberta, no sentido de poder aprofundar e restabelecer relações com o clube “Amigos del Coche Classico”, com sede na cidade vizinha espanhola. Uma proximidade que se foi perdendo com o tempo e que, as actuais direcções de ambos os clubes, procuram reatar.
Quanto a presenças, destaca-se o carro mais antigo, fabricado em 1959, o NSU Prinz 30 de José Pinto de Macedo de Cavaleiros. Outro veículo, que marcou uma época na senda do desporto automóvel, no início dos anos 70, também ele raro em Portugal, foi o Alpine A110 de Manuel Ramos, um associado do NAC que veio, propositadamente, de Vila Nova de Gaia.
Saliente-se, ainda, o facto de que a MG e a Alfa Romeo estiveram bem representadas neste evento. A primeira marca com três MGB e a segunda com dois Alfetta GTV 2000 e um Sprint Veloce 1300. Este último, não tendo ainda idade para os Antigos, ficou na classe dos Desportivos, tendo sido acompanhado pelos Ford Escort XR 3 I Cabrio e Toyota MR II.
Neste passeio do NAC, houve duas estreias em absoluto. A de um novo associado de Ourense, Espanha, Jose Manuel Iglesias Otero/Julia Carballo, e de Bragança, Nuno e São Barreira. Este casal de brigantinos, a comemorar os seus 33 anos de casados, teve direito a uma pequena festa surpresa na hora do jantar, preparada por Adelaide Duarte, irmã da “noiva”.


Sem comentários:

Enviar um comentário