14 de maio de 2010

O AUTÊNTICO MAR VERMELHO

O Benfica sagrou-se campeão da Primeira Liga e uma flash mob invadiu o Norte. Bragança não foi excepção.

Centenas de carros pintaram a noite brigantina de branco e vermelho como há muito não se via, após 5 anos de jejum. A festa benfiquista subiu ao asfalto da cidade e do país, depois de ter tomado de assalto o relvado, para celebrar a vitória do campeonato nacional de futebol, depois da Águia ter feito um voo picado na Liga Sagres e ter lançado as suas garras sobre o Rio Ave no Estádio da Luz, por 2-1. Em jogo impróprio para cardíacos, incluído na 30ª e última jornada, houve muita tensão e mais calmantes debaixo da língua. Cardozo sagrou-se, no último momento, o melhor marcador da Primeira Liga, com 26 golos, seguido, logo depois, pelo jogador do F.C. Porto, Falcão, com 25 golos, e, em terceiro, do Sporting, o “Levezinho” com 13 tentos no campeonato.
O Jornal NORDESTE acompanhou a euforia n´ O Copinhos, um verdadeiro “ninho d´ águia”, onde dezenas de benfiquistas se juntaram para ver o jogo e vibrar com a vitória. A Avenida Sá Carneiro foi fechada ao trânsito e algumas artérias da cidade ficaram condicionadas pelos festejos noite dentro.
De lamentar alguns incidentes resultantes da euforia benfiquista, nomeadamente, na Casa do Porto, situada na Avenida do Sabor, onde partiram alguns vidros por volta das 22 horas. “Somos os três do Benfica cá em casa, ao menos, podiam mostrar mais respeito. Apresentei queixa na polícia e o chefe disse-me que eram mais de 2 centenas de pessoas na confusão”, refere Ana Santos, que explora, juntamente com a sua família, a sede do Porto em Bragança.

Desde a época 2004-2005, que os adeptos encarnados não festejavam a vitória no campeonato. Por fim, saciaram a sua sede e pelos quatro cantos do território incorporaram um tsunami encarnado

No Ares da Serra, cerca de 50 amigos benfiquistas levaram a cabo a “Comemoração da Conquista da Liga Sagres 2009/2010”, numa organização da Casa do Benfica Bragança. O programa começou cedo, pelas 15 horas, no Complexo do Bairro S. Tiago com a apresentação do DVD: A mística do Glorioso. Depois, houve um jogo de futebol amigável entre atletas da Escola Crescer e a transmissão do jogo, em directo, num ecrã gigante, seguido de um jantar volante.
“O que aconteceu hoje aqui foi um convívio agradável entre amigos benfiquistas. Tínhamos o espaço decorado e organizado, no sentido de comemorar a vitória do Benfica no campeonato”, refere João Correia, da organização.
Este benfiquista de alma e coração, admite que o número reduzido de pessoas a aderir ao evento, ficou muito aquém das suas expectativas iniciais. “Esta ideia surgiu de uma conversa entre 5 amigos, mas, no fundo, estive praticamente sozinho nisto”, confessa o responsável, que teve a coragem de apostar num evento cujo final poderia ter sido uma desilusão, caso o Benfica não culminasse campeão. “Sou uma pessoa de desafios”, conclui.

Na capital de distrito, a Avenida Sá Carneiro serviu de digestivo à tela encarnada

Sem comentários:

Enviar um comentário