8 de maio de 2010

JOSÉ PINTO

"É O NORTE!"


José Pinto, que interpreta Horácio Cunha na novela “Perfeito Coração”, transmitida, actualmente, na SIC, é um “Senhor” na sua profissão de actor, contando, na bagagem, com um extensíssimo currículo. Com mais de 70 anos, ainda está no activo, participando em filmes, novelas e peças de teatro, quer no circuito comercial, quer numa corrente mais alternativa. No distrito de Bragança, durante uma semana, a rodar a curta-metragem “A Parideira”, esteve à conversa com o Jornal Nordeste entre cenas de filmagem no meio das montanhas, quase na fronteira com Espanha, bem depois de Soutelo.


ENTREVISTA

1 @ Sei que não é a primeira vez que vem a Bragança. Conhece, de facto, esta região? E quando é que foi que esteve por cá a última vez?

R: Em 2007, percorri isto tudo. Andei muito por Trás-os-Montes, com Miguel Torga às costas, por Bragança, Vila Real, Mirandela, de maneira que, já conheço muito bem esta zona.

2 @ Que opina desta região?

R: Adoro! É o Norte!

3 @ E do que é que gosta mais?
R: De tudo! A gastronomia é fantástica! As pessoas são muito sensíveis, muito amigas, gostam e quando gostam dizem que gostam e quando não gostam, andor...

4 @ Que é que está a achar desta experiência? De gravar esta curta-metragem em Trás-os-Montes?

R: Uma experiência agradável! Primeiro, porque gostei da história e, depois, a equipa convenceu-me que era capaz de levar este projecto a bom porto. Porque, nem todos eram capazes de realizar uma curta da qualidade que esta demonstra todos os dias. Para além de competência, foi necessário amor para que este trabalho resultasse. Estou muito satisfeito!

5 @ Fale-nos um pouco da sua personagem?

R: É o velho guia, que trabalha com dois artistas, que é o Diogo Morgado, que faz de Tiago, e a Ana Moreira, que faz de Margarida. Eu, também já tinha contracenado com eles em dois filmes e já os conhecia. Ao princípio, não acreditei que fosse possível juntar, assim, três actores, para fazer uma curta, mas foi. Não é que os actores não gostem de participar, mas duvidam muitas das vezes, das condições em que a curta é produzida. Já tenho participado em algumas que foram uma decepção! Nesta, acreditei, apostei e estou a ganhar!

6 @ Em que filmes é que contracenou com estes dois actores?

R: Com o Diogo, no filme “A vida privada de Salazar”, ele fez de Salazar e eu interpretei o papel do padre em que ele se confessou (risos). Com a Ana, foi num filme do José Fonseca e Costa, “O Fascínio”, em que ela era minha neta. Agora, na novela “Perfeito Coração” tenho uma neta que é muito melhor que ela (risos, Ana Moreira estava ao nosso lado; a neta a que José Pinto se refere é Luciana Abreu)

7 @ Tem alguns projectos em mente para o futuro?

R: Tenho! Mas eu não gosto de falar muito naquilo que ainda não está concretizado.



Sem comentários:

Enviar um comentário