15 de maio de 2010

"A PARIDEIRA"



Curta-metragem gravana no distrito graças à beleza natural intrínseca e, sobretudo, ao brigantino António Morais


Ao longo de uma semana, a curta-metragem “A Parideira” foi gravada no distrito de Bragança, trazendo consigo actores consagrados à região e permitindo, de várias formas, a sua divulgação além-fronteiras. Ana Moreira, José Pinto e Diogo Morgado são os protagonistas de um filme que resulta da união de esforços de 5 profissionais, alguns ligados à RTP, que procuram concluir o mestrado com um brilhante e singular trabalho final.
Nos primeiros dias, o cenário escolhido foram as minas de Argozelo, depois, bem no seio do Parque Natural de Montesinho, quase na fronteira com Espanha, 15 minutos por caminhos de cabras após Soutelo, gravaram-se as restantes cenas.
“Nós queríamos um cenário que fosse muito telúrico, dramático e, necessariamente, intocado pela civilização. Em repérage (pesquisa) por todo o país e das várias possibilidades, tivemos a feliz coincidência de termos na nossa equipa um brigantino, o António Morais, director de fotografia, que nos sensibilizou para este local. Ficámos fascinados, pois corresponde exactamente àquilo que pretendíamos, um sítio onde a natureza está no seu estado puro e selvagem”, expõe José Miguel Moreira, realizador.


António Morais findou a Licenciatura de Som e Imagem na Universidade Católica do Porto e procura terminar o mestrado com especialização em Produção e Realização Audiovisua no Instituto Politécnico do Porto (IPP). Foi devido a este brigantino que “A Parideira” alcançou o topo do mundo ou, pelo menos, do país. “Como sou de cá, dou muitas voltas por aqui e este era um dos locais em que eu já tinha pensado fazer qualquer coisa. Percorremos várias zonas, inclusive a Serra do Gerês, mas como não se encaixavam bem naquilo que pretendíamos, insisti com eles e decidimos, então, escolher este local pela força que lhe é inerente”, sustenta o director fotográfico.


Sem comentários:

Enviar um comentário