26 de maio de 2010

EM ESTREIA NA CEREJA

Primeira Feira da Cereja em Mascarenhas permite aos agricultores da aldeia rentabilizar o autêntico produto da terra

Durante o fim-de-semana passado, decorreu a 1ª Feira da Cereja de Mascarenhas. Com expositores, apenas, da aldeia, esta iniciativa permitiu aos agricultores darem a conhecer um produto típico daquela região e terem um rendimento extra bastante considerável, pois venderam o quilo da cereja a 4 e 5 euros o quilo. Praticamente, o mesmo preço a que a cereja é vendida nos super e hipermercados, providenciando aos agricultores uma oportunidade única, a de ganharem tanto com os seus produtos quanto os revendedores.
Um dos produtores de cereja presentes no evento, Fernando Ribeiro, quando questionado se não considerava o preço demasiado elevado, responde: “Não acho que, este ano, a cereja esteja muito cara. Já se vendeu o quilo a 5 euros e mais. Agora, uma caixa, que corresponde a 2 quilos de cerejas, está a 8 euros”. A contrapor, Maria Madalena, responsável por uma das bancas da feira, vendeu, na manhã de sábado, o quilo da cereja a 10 euros. “Sou muito popular porque vou a muitas feiras, mas, só às vezes, com as cerejas. As minhas perspectivas são muito boas, se Deus quiser”, revela esperançada.


João Ferreira Araújo, de 53 anos, 1º secretário da Associação Cultural de Mascarenhas, entidade responsável pela organização do certame, afirma: “apesar das nossas finanças serem limitadas, a feira está muito bonita. Temos um sol formidável, previsto para todo o fim-de-semana, e que haja muitas vendas e muitas compras porque a gente precisa de mostrar os produtos da nossa região”.
Por enquanto, o produto promovido é a cereja, mas a associação tem em vista realizar mais feiras com outros produtos como protagonistas, como o azeite ou a batata. Tudo produtos da terra.
Francisco Camelo, de 50 anos, encontrava-se a controlar a venda de cerejas para o patrão, o seu cunhado, num negócio que já é de família. “Amanhã vem mais pessoal, vêm carreiras de propósito para aqui. Já provou as cerejas? Prove! Prove! Este feira serve o progresso de Mascarenhas”.


Sem comentários:

Enviar um comentário