26 de maio de 2010

EM DEFESA DA FLORESTA

Realizadas, a pedido, três queimadas de 28 hectares em Milhão, Soutelo e Cova de Lua

A Câmara Municipal de Bragança (CMB), a Autoridade Florestal Nacional, os Bombeiros, os sapadores de Montesinho e os GIPS da GNR, “deram as mãos” num contributo que visa a prevenção na defesa da floresta. À semelhança do ano passado, as juntas de freguesia e as comissões de baldios tiveram a oportunidade de dar conta das suas necessidades relativas às queimadas a efectuar.
A CMB teve, assim, seis pedidos, no entanto, foi feita uma vistoria pelos técnicos qualificados e chegou-se à conclusão que uma delas não faria sentido, outras 2 eram queimas e não queimadas, tendo sido autorizadas 3. Dessas, houve uma, a 3 de Maio, nas Quintas do Vilar em Milhão. No dia 18, procedeu-se à queimada em Soutelo e Cova de Lua, duas zonas contíguas de 8 hectares que permitem a defesa de uma mata de pinhal existente. Por fim, esta acção terminou com mais uma queimada em Soutelo, a 19 de Maio, num terreno com cerca de 20 hectares. O que totaliza uma área muito próxima dos 30 hectares. As queimadas foram consumadas, apenas, quando verificadas as condições climatéricas adequadas para o efeito.
“Este processo é uma oferta muito interessante, pois a população pode recorrer a estes meios sem custos, vindo a colmatar as necessidades que existam a nível da freguesia numa altura propícia para fazer as queimadas, para que, durante o Verão, a floresta esteja defendida, evitando, assim, grandes incêndios”, explica o vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, Rui Caseiro.
O executivo camarário justifica o número tão reduzido de pedidos pelos incêndios massivos ocorridos em anos anteriores. “Nós criámos a oportunidade e colocámos à disposição os meios humanos e materiais, se tivessem existido mais pedidos, nós teríamos tido condições de os satisfazer”, garante o responsável.
Outra das medidas preventivas no âmbito da defesa da floresta, dar-se-á com a renovação de outdoors com o intuito de sensibilizar a população do concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário