26 de maio de 2010

PINTORES DE SANTA ANA

Uma centena de jovens estudantes de Bragança foram artistas, por um dia, no Santuário de Santa Ana

Promovida pelo Rotary Clube de Bragança, teve lugar, em Meixedo, a iniciativa “Crianças pintam o Santuário de Santa Ana”. Esperados 150 jovens, compareceram ao chamamento artístico cerca de 100, num acontecimento único e incomparável, que serve de molde a outros desenvolvidos em território continental.
Num dia coberto de entusiasmo, os alunos partiram da cidade por volta das 9 da manhã para regressarem a casa, só, a meio da tarde, já passaria das 16 horas. Acompanhados por diversos professores de vários estabelecimentos de ensino, foram os próprios alunos a decidir o que pintar de forma individual. Assim, sob a orientação de artistas plásticos de craveira internacional, os alunos desenharam e pintaram montanhas, vegetação, os colegas, a capela de Santa Ana, entre outros, mais dados aos pormenores. O almoço volante foi, também, um dos pontos altos do encontro ao permitir a socialização entre todos, alunos e professores, naquilo que foi um descanso merecido dos guerreiros pintores.
“Estou feliz porque estão aqui bastantes alunos e penso que, nos próximos anos, quer esteja eu aqui ou não, isto irá continuar, de uma forma ou de outra, com os alunos das escolas de Bragança”, revela o director de protocolo do Rotary Clube, neste ano de 2010, João Simões.
“Estas saídas com crianças estão a alastrar-se por outros grupos e pelo país, tenho aqui pintores oriundos de Ponte Lima, de Inglaterra, temos o Paul, uma personagem característica, uma personalidade afável, um sentido de humor requintado e um artista excelente, e outro que vem do Porto. Claro está, isto parece que não, mas funciona como uma espécie de tentáculo. Vão daqui e este acontecimento é falado e divulgado e as pessoas de outras paragens resolvem, então, fazer igual”, sugere o responsável deste projecto, que vai já na sua 4ª edição. “Mesmo os próprios alunos, quando estão em contacto uns com os outros, sentem-se realizados e libertos, pelo contacto com a natureza”, acrescenta este pintor natural de Viana do Castelo.


João Simões idealiza, de momento, o 1º Encontro Internacional de Pintores em Bragança para 2011. “Falei com a autarquia brigantina e creio que ela me concederá a autorização e o apoio necessário para tornar real tamanha ambição. Esse é o meu objectivo! No pouco tempo que passamos por cá, vamos tentando construir algo que marque, de forma indelével, o nosso contributo nos anos que hão-de vir, numa altura, em que já por cá não estaremos. Essa é a minha missão!”, confia um pintor de estatuto, que expôs, pela primeira vez, na Guiné, corria o ano de 1968, em plena guerra colonial, quando cumpria o serviço militar obrigatório. A partir de 1974, mostrou a sua arte em Paris, Noruega, Grécia e correu mundo...
Como artista consagrado e reconhecido a nível internacional, que integra o Rotary Clube desde a sua origem, a 30 de Maio de 2003, confessa, sincero: “Pintor sou e serei sempre!”






Sem comentários:

Enviar um comentário