20 de outubro de 2010

APAZIGUADA COM O TEMPO

Aldeia de Freixedelo com novo alento depois de construída estrada que a coloca de novo no mapa

“Dá jeito e muito grande jeito, não é? Em duas viagens, ganhamos uma”, afiança Ilídio Pires, sobre os cinco quilómetros de estrada feitos recentemente que fazem ligação directa a Freixedelo. “O rompimento foi feito há 10, 12 anos. Alcatroada foi há dois. Antes desta estrada nova tínhamos um caminho em terra batida. Agora, não precisamos de ir a Carocedo, fazer aquelas curvas”, continua o proprietário do único café da aldeia, a Cervejaria 2000 Freixedelo.
“Agora o que está mal é o Penacal. Precisávamos de um tapete novo, pelo menos, do nosso caminho a S. Pedro. Mas eu já não estou a pedir só para Freixedelo. O Penacal precisava todo de S. Pedro a Carocedo. Porque eu não sou daqueles que peço só para mim. Olho para toda a população”, remata o empresário, referindo-se às péssimas condições da estrada municipal de acesso a Bragança, a N217.
A 15 quilómetros de Bragança, Freixedelo é uma aldeia que não parou no tempo. Com saneamento básico, água, luz, novo acesso rodoviário e uma terra fértil, talvez por isso os seus habitantes sejam parcos nas ambições, mas não em acções.


“Aqui fazem-se muitas coisa! Temos umas festas religiosas lindas e uns santinhos muito bonitinhos”, sublinha Maria, uma habitante da aldeia, enquanto lava a sua "roupinha" à moda antiga. Com S. Vicente como padroeiro, a anexa de Grijó “faz a festa” em 4 ocasiões distintas: a Festa do S. António, a do Sagrado Coração de Jesus, a da Capela de S. Sebastião e a grande festa, a de S. Bartolomeu.
"Fazemos 3 ou 4 festas, mas a principal é a de S. Bartolomeu, a 24 de Agosto. Só a gente de cá que está fora enche a aldeia. Como é Verão, os emigrantes regressam todos. A população chega ao dobro”, garante Amador dos Santos Pires, agricultor, casado com a terra. “Esta é das aldeias que ainda tem muita gente. Tem cerca de 60, 70 habitantes”, acrescenta. De acordo com este pai de quatro filhos, “a morarem e a trabalharem em Bragança”: “a terra dá como dava antes. Só que o rendimento é menos”.

Habitantes de Freixedelo pedem um novo tapete para a N217, a estrada que dá acesso a Bragança

Ilídio concorda e vai mais longe. “A agricultura está um caos! Se formos a ver, as pessoas andam só para gastar o que têm. Dá mais prejuízo do que aumento. Semeava-se mais há 15 anos, do que se colhe hoje. Antigamente, enchiam-se os celeiros e pagavam-no a bom preço. Os adubos e o gasóleo era muito mais barato. A agricultura está toda a bater com o pé no fim”, preconiza o empresário.
Freixedelo pode guardar os seus segredos e as suas ambições, conter-se nas palavras, mas não tem forma de ocultar os seus monumentos. Para além da igreja e da capela, tem duas fontes e dois pelourinhos. Mas Celeste Rodrigues, “apanhada” com as sacas das vindimas nas mãos, destaca as uvas como o ex-libris da terra que a viu nascer. “Aqui há muito boas uvas! Bom vinho e bons bebedores. Também há muito azeite, muito trigo e muito centeio”, assevera. “Estou aqui a estender estas sacas das uvas, que é para as enxugar, para as arrecadar para a próxima vindima”, conclui. (foto inferior)

Amador dos Santos Pires a semear centeio nas suas terras

 

Sem comentários:

Enviar um comentário