21 de outubro de 2010

PRÓXIMA ESCOLA DE PAIS SERÁ EM MIRANDELA

Centro de Actividades Ocupacionais para jovens e adultos com necessidades especiais projectado para Alfândega da Fé

Celmira Macedo tem sido a grande protagonista da região no que concerne às crianças com “necessidades especiais”. A 8 de Outubro, a LEQUE, Associação Transmontana de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais, à qual Celmira preside, diplomou os cerca de 50 formandos da Escola de Pais.nee de Bragança e Alfândega da Fé. A escola de Bragança teve lugar primeiro, de Maio de 2009 a Janeiro de 2010. A de Alfândega, por sua vez, iniciou a formação terminada no corrente mês, em Março. Mirandela deverá seguir-se em terceiro, com a abertura de uma nova escola em Novembro.
A escola assume-se como um espaço de formação, vocacionado, especialmente, para famílias de crianças com necessidades especiais. Apesar de instruir, também, qualquer pessoa interessada, nomeadamente, profissionais da área. Assente nos princípios da educação emocional e da educação para a diferença, centra-se na família procurando dotá-la de competências parentais específicas que lhe permitam lidar e compreender melhor, no dia a dia, as crianças “especiais”.
Esta iniciativa que visa formar pais “emocionalmente competentes”, insere-se num projecto mais vasto que a autarquia está a desenvolver em conjunto com a Associação LEQUE. Trata-se do projecto “Alfândega Inclusiva” e pretende responder de forma eficaz às necessidades, anseios e problemas das famílias e pessoas com necessidades especiais.
Presente na cerimónia, esteve a presidente da câmara alfandeguense, Berta Nunes. “Há, por parte da câmara, um empenho total para que este projecto avance. A Escola de Pais é só uma parte e como viram, pelo testemunho dos pais, foi de facto uma experiência para muitos inigualável. Uma experiência até que lhes deu um novo sentido ao sofrimento que é ter uma criança ou um jovem especial, diferente dos outros”, afirmou a autarca. Para além da Escola de Pais, do projecto “Alfândega Inclusiva” decorrem outras iniciativas. A destacar, o Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência (SIM-PD) e a Colónia de Férias para pessoas com necessidades especiais. A primeira colónia terminou agora, a 12 de Outubro, com actividades desportivas, físicas e terapêuticas e oficinas tão diversas como de Música, Dança, Teatro e Cinema, Artesanato e Expressão Plástica, entre outras. Seguem-se mais duas, de 25 a 29 de Outubro, e de 22 a 26 de Novembro.

No distrito existem cerca de 500 famílias de crianças com necessidades especiais de várias ordens

As três colónias abrangem 31 elementos repartidos por três grupos. O objectivo é o de criar um espaço de férias, diversão e lazer para pessoas com necessidades especiais resultantes de uma deficiência (NEE), com actividades diversificadas e ajustadas às suas problemáticas.
“Vamo-nos candidatar, brevemente, a um Centro de Actividades Ocupacionais para estes jovens e adultos com necessidades especiais, já que, só no concelho, existem cerca de 60 pessoas com este tipo de problemas”, adiantou Berta Nunes.
A formadora da Escola de Pais e presidente da LEQUE, Celmira Macedo, pretende percorrer todo o distrito de Bragança com a Escola de Pais. “Já temos algumas propostas para irmos avançando de concelho em concelho, mas como sou eu a formadora, tenho de ir dando algum tempo e espaço”, asseverou a impulsionadora de todos estes projectos. “Em princípio, a próxima Escola de Pais será em Mirandela. Depois, regressamos a Bragança, que temos um grupo de pais interessados, e já recebemos convites de Mogadouro, de Freixo de Espada à Cinta, e inclusive, de fora do distrito e até das ilhas”, revelou Celmira. “A minha paixão é mesmo esta área e irei continuar a trabalhar nela para sempre”, concluiu, estimando que no distrito existam cerca de 500 famílias de crianças com necessidades especiais de várias ordens.

Sem comentários:

Enviar um comentário