17 de outubro de 2010

FELIZES PAROQUIANOS

Quintela de Lampaças inaugura igreja remodelada num investimento superior a 90 mil euros

A eucaristia presidida pelo Bispo de Bragança-Miranda serviu de mote à inauguração da igreja da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Quintela de Lampaças. Foi no sábado passado que a população da aldeia se concentrou na igreja matriz para constatar as remodelações de que foi alvo durante um período superior a seis meses numa obra orçada em cerca de 100 mil euros. Co-financiada pelo Governo Civil de Bragança, Câmara Municipal, paroquianos e amigos, a renovação da igreja foi concretizada pelos quatro elementos da Comissão Fabriqueira da Paróquia, presidida por José Rocha, padre em Quintela de Lampaças há 5 anos.
“Esta obra era extremamente necessária porque a igreja estava a cair abaixo. E, agora, está como nova, como toda a gente gostava. Está renovada!”, afirmou o sacedote, que acumula mais 12 comunidades paroquianas. Também a sua adjuvante, Adriana Martins, tesoureira da Comissão Fabriqueira, se mostrou muito satisfeita por todo o decorrer do processo e, sobretudo, pelo resultado final. “Tive um grande empenho para que esta igreja fosse restaurada e foi um sonho que eu realizei. Estou muito contente. É um dia feliz para mim!”, declarou.
No final, o bispo Montes Moreira mencionou que esta foi mais uma das muitas restaurações que se fizeram na última década a igrejas na região. “A parte interna está excelente, mantém a traça primitiva, é um antigo restaurado. Ao longo destes nove anos, já inaugurei largas dezenas de restauros”, referiu. “Também as igrejas são, praticamente, o único monumento importante, histórico e arquitectónico, que existe nas aldeias e por isso, é, também, dever dos autarcas velarem pela conservação e melhoramento do seu património. E como o património é quase todo de carácter religioso, naturalmente, as igrejas são mais beneficiadas”, continuou o prelado. “Não se trata, apenas, de cultivar o passado, a igreja é, ainda hoje e sempre, o ponto de convergência e união da comunidade e por isso o restauro das igrejas é um serviço que se presta às pessoas”, defendeu.
Aproveitando a presença de Montes Moreira na cerimónia, o Jornal Nordeste interrogou o seu entendimento acerca do projecto apresentado pela Fundação Iberdrola. Projecto esse que visa patrocinar um terço do investimento no restauro a 33 igrejas românicas, sendo que, cinco são na região. “É uma excelente ideia porque as empresas devem ter, para além da vocação económica, uma vocação social. É normal que as firmas destinem alguma percentagem dos seus lucros para beneficiarem a população. Não apenas no caso da Iberdrola, vendendo e fornecendo electricidade, mas também contribuindo para o restauro dos grandes monumentos que existem”, sustentou o prelado.

Sem comentários:

Enviar um comentário