16 de outubro de 2010

CULTURA POPULAR DANÇA MACEDO

Festival de Folclore coincide com 33º aniversário do Rancho Folclórico e Recreativo da Casa do Povo da cidade

Na noite do passado sábado, Macedo de Cavaleiros foi palco do Festival de Folclore que, todos os anos, se realiza na cidade. A festa das danças e cantares tradicionais aconteceu na Praça das Eiras e coincidiu com as comemorações do 33º aniversário do organizador do evento, o Rancho Folclórico e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros. “Aquilo que fazemos é preservar a cultura da nossa cidade, a identidade do nosso concelho”, afirma o presidente do grupo anfitrião, Manuel Gomes, para quem o Festival é uma forma de retribuição “às gentes da terra”.
No Festival, estiveram presentes o Rancho Folclórico de São Salvador de Grijó, de Vila Nova de Gaia, o Rancho Paroquial de Guifões, de Matosinhos, e os Pauliteiros de Salselas. De acordo com o responsável, a princípio, estaria programada a actuação de mais ranchos no Festival. “À última da hora, houve grupos que não puderam estar aqui. Tivemos de nos socorrer dos Pauliteiros de Salselas para que pudéssemos considerar isto um festival porque, abaixo dos quatro grupos, seria mais um encontro”, ressalva.
Fundado em Outubro de 1977, o Grupo Cultural e Recreativo (GCER)da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros tem mantido viva a identidade cultural nas tradições da terra e suas gentes. Fá-lo procurando resgatar e relembrar as danças e cantares tipicamente macedenses.
Presença assídua no maior festival anual da cultura popular europeia, o Europeade, que se realiza todos os anos num país diferente (Bolzano, Itália – 2010; Tartu, Estonia – 2011), o GCER tem vindo a afirmar-se além-fronteiras, pelo mérito e reconhecimento do seu trabalho. “Temos tido o privilégio de correr o país de norte a sul e, no estrangeiro, desde 85, que o Grupo participa num dos maiores encontros a nível internacional, o Europeades, que reúne cerca de 200 grupos de toda a Europa, num total de 5 mil participantes. É um prestígio para nós, para a cidade de Macedo e para o concelho”, adiantou Manuel Gomes.

Sem comentários:

Enviar um comentário