3 de outubro de 2010

"FUGA, EXPRESSÃO E MOVIMENTO"


FACTOS

Nomeado: António Silva
Idade: 30 anos
Campeão do Mundo de Hip Hop na Categoria de Solos
Origem: Porto

ENTREVISTA

1) O que é que sentiste ao conquistares o 1º lugar em hip hop no campeonato mundial de Street Dance?

R: Senti-me concretizado, pois trabalhei muito para isso.

2 ) O produtor do filme “Street Dance 3D” convidou-te a fazeres um casting para o próximo filme da saga. Como é que recebeste o convite?

R: Fiquei surpreendido, não estava à espera. Estavam lá muitos bailarinos e ele veio ter comigo a convidar-me, coisa que não aconteceu com outros colegas. Disse que gostou do meu trabalho e queria que eu fosse fazer um casting a Paris, que aconteceu no passado sábado. E correu bem!

3 ) Foi a primeira vez que participaste nessa competição? (UDO World Street Dance Championships 2010)

R: Não, já tinha participado há 2 anos atrás, em Las Vegas (EUA).

4 ) Quais são as tuas aspirações de futuro?

R: Usar este prémio e a minha experiência para fazer mais pelo Hip Hop em Portugal.

5 ) Como é que os bailarinos portugueses são vistos no estrangeiro?

R: Nunca notei qualquer tipo de diferença no trato ou na aceitação, como tal, acredito que somos vistos da mesma forma que outros bailarinos de outros países

6 ) Como é que começou a tua relação com a dança? E como é que ela se desenvolveu?

R: O meu irmão estava ligado ao BreakDance, o que me permitiu os primeiros contactos com esta arte. Mais tarde, quando acabei os estudos, decidi investir na formação em dança e tive sempre bons resultados, o que me levou a acreditar e a confiar no meu trabalho.

7 ) Como é que surgiram os NextLevel? Fala-nos sobre o grupo? Está disponível para actuações?

R: O grupo surgiu há cerca de 4 anos atrás. De inicio, foi o conjunto de vários alunos e várias turmas que eu tinha. Depois, com o evoluir da formação, comecei a convidar bailarinos que eu visse que tinham valor para fazer parte deste grupo. O grupo faz actuações, em vários contextos. Se nos quiserem contactar liguem para a nossa agência. (www.sevenagency.pt)

8 ) Como é que vês a dança em Portugal? Nomeadamente, no Hip Hop?

R: A dança está a crescer a todos os níveis, apesar de se notar uma falta de informação acerca da dança em geral. Nota-se que as pessoas querem fazer algo mais, mas, ainda não estão bem orientadas.

9 ) És bailarino, coreógrafo e formador. Que é que preferes?

R: Ser bailarino.


10 ) Achas que, em Portugal, alguém consegue viver da dança?

R: Não é muito possível viver só da dança no nosso país.

11 ) Define-nos a dança em 3 palavras? E o hip hop?

R: Fuga, expressão e movimento. Forma de afirmação!

12 ) Na formação, que conselhos dás aos mais novos?

R:Transmito-lhes a necessidade de dar valor à técnica e às bases.

13 ) Para além da dança, desenvolves mais alguma actividade?

R: Faço outros trabalhos dentro das artes performativas, que não só a dança.

14 ) Que projectos tens a curto, médio prazo?

R: A curto prazo, tenho alguns workshops para dar, já agendados. A médio prazo, a preparação para o Europeu e alguns trabalhos coreográficos.

Sem comentários:

Enviar um comentário