10 de outubro de 2010

AVARIAS Q.B.

O IV Passeio Automóveis Antigos Bragança – Sabrosa ficou marcado por algumas avarias, mas que não foram suficientes para abalar a boa disposição dos 50 participantes

O Nordeste Automóvel Clube (NAC) concretizou, no fim-de-semana de 25 e 26 de Setembro, mais um passeio convívio. Foram 19 automóveis antigos e mais 3 desportivos a “vaguearem” pelas aldeias do Parque Natural do Alvão e pelo Alto Douro Vinhateiro.
Apesar do bom tempo, as avarias foram uma constante entre os mais de 50 participantes. Ainda a caminho de Vila Real, uma avaria na parte eléctrica do Jaguar XJ6 de Paulo Lima, viria a ditar o seu abandono na manhã de domingo. Mas esta seria, apenas, a primeira de muitas. E, algumas, sem solução no local, pese embora a presença de alguns entendidos da mecânica, há muito habituados a estes “meninos de outrora”. Assim, foi necessário recorrer à assistência em viagem para o caso do Toyota Corolla de Victor Alves, na travessia do Alvão, e do Mini de Carlos Fileno, já no final do passeio. Melhor sorte tiveram, no domingo, José Maria Rodrigues e o seu Mercedes, pois o bocado de cortiça arranjado em Campo de Jales por uma habitante da aldeia, resolveu o problema, servindo de calço ao cabo do acelerador e, assim, seguiu todo o passeio e regresso ao Porto. Para terminar, já em Celeirós, nas habituais Lagaradas, Manuel Gonçalves detectou um furo na roda traseira esquerda do seu Mercedes e o pneu de reserva não estava muito melhor. A solução foi António Quintas e o seu compressor de ligar ao isqueiro, que cumpriu na íntegra a missão de elevar até ao nível correcto a pressão do pneu. No entanto, segundo a organização, a moral e a boa disposição mantiveram-se sempre em alta no seio dos participantes, o que vem sendo apanágio deste leque de convivas e amantes da modalidade.


Pela positiva, destacou-se um leque de autênticas relíquias entre as viaturas participantes. A mais antiga, foi o Volvo 121/318 de 1962, de Joaquim Alcibíades, enquanto que, a mais recente, foi o desportivo Chrysler Crossfire de 2007 de Germano Domingues.
Como é costume nos eventos do NAC, sábado ao jantar, entregaram-se as respectivas lembranças aos participantes em Vila Pouca de Aguiar. Neste momento, agradeceram-se os apoios e deram-se as boas vindas às duas estreias nos passeios do NAC. Foram os casos de Luís Ferreira de Bragança e José Aníbal vindo de Paredes.
Com passagem por Vilar de Maçada, Sanfins do Douro, Cheires, pequena paragem para “café” no bar dos Bombeiros locais, e Sabrosa, os amantes dos automóveis antigos e do convívio alcançaram a aldeia de Celeirós do Douro, onde decorria a habitual Festa das Lagaradas.
O NAC visitou, assim, pelo terceiro ano consecutivo, Sabrosa, pela oferta diversificada destas festividades em termos gastronómicos e artesanais. “A simpatia das gentes locais, o contacto directo com produtores de vinho e os milhares de pessoas que ali se deslocam durante os festejos, tornam esta aldeia um caso de sucesso no Alto Douro Vinhateiro”, afirma a organização.
A 6 de Novembro, O NAC regressa, novamente, com Antigos e Desportivos na 5ª edição do passeio de S. Martinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário