10 de outubro de 2010

APOSTA NA INTERNACIONALIZAÇÃO

IPB abre portas à América Latina através do Erasmus Mundus e entrega os respectivos diplomas aos 30 alunos estrangeiros do Curso de Português

Como resultado do projecto Erasmus-Mundus, o IPB recebe este ano 30 estudantes provenientes de instituições de ensino superior da Colômbia, Costa Rica e Panamá. Os estudantes de licenciatura efectuarão um período de mobilidade de 6 a 10 meses, num programa similar ao Erasmus europeu. Quanto aos mestrados, o projecto apresenta uma novidade, já que os estudantes da América Central e Sul serão alunos do IPB durante a duração integral do mestrado.
Os alunos ultrapassaram já a primeira etapa da sua integração, através da realização de um Curso de Português oferecido pelo Politécnico. A assinalar a sua finalização, foi realizada uma cerimónia na passada quarta-feira para a entrega dos diplomas e que marca, ainda, o início do programa Erasmus Mundus no IPB.
"O projecto Erasmus Mundus é, de uma forma simples, a mobilidade que temos do programa Erasmus ao nível da Europa, mas extravasada para todo o mundo. E resultou de um convite directo da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) ao IPB”, revelou o professor e vice-presidente do IPB para a área das Relações Internacionais, Luís Pais.
Ao nível de mestrados, o programa irá financiar na íntegra, quer as propinas, quer uma bolsa de subsistência para a estadia destes alunos, de acordo com o responsável que apresentou, na cerimónia, alguns dos programas de internacionalização do IPB.

“O instituto tem uma posição de destaque a nível nacional e internacional. Temos uma mobilidade, agrupando todos os programas que estamos envolvidos, que supera os 500 alunos e cerca de 150 docentes por ano”, informa Luís Pais. Que destaca, ainda, o programa com as universidades federais brasileiras, que, só este ano, atingirá uma mobilidade de 70 alunos. “A dimensão do Politécnico nos próximos anos vai crescer muito fortemente”, adianta.
Presente na cerimónia esteve o presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, que reconheceu como a aposta maior deste seu mandato a internacionalização da instituição a que preside. “Estão, neste momento, a decorrer negociações entre o nosso ministério e o de S. Tomé e Príncipe para que o Politécnico de Bragança vá, ainda, este ano, leccionar três mestrados naquele estado. E temos projectos similares, também, para Angola”, anunciou o responsável máximo do IPB.

Sem comentários:

Enviar um comentário