20 de outubro de 2010

POLÍCIAS EM MINIATURA

Crianças fardadas de polícias estiveram na rua em advertência aos condutores sobre as regras básicas de prevenção rodoviária

Numa iniciativa pioneira em Bragança, a PSP “levantou o auto” aos vários pólos escolares da cidade fardando as crianças numa acção de sensibilização sobre prevenção rodoviária. No âmbito do Programa Escola Segura, vários agentes desenvolveram uma acção especial de contacto com os alunos que visou promover junto dos condutores alguns dos mais elementares comportamentos de segurança.
Diogo Afonso, do 4º ano, tinha as regras na ponta da língua e estava ansioso por transmiti-las. “Vou dizer as regras! As regras da estrada. Não falar ao telemóvel sem o sistema de mãos livres; quando se transportar meninos com menos de 12 anos ou metro e meio, usar o equipamento adequado; não beber bebidas alcoólicas antes ou (depois) da condução; usar sempre o cinto de segurança e dar prioridade aos peões nas passadeiras”, avançou Diogo com a confiança de um adulto no alto dos seus 9 anos de idade.
Estas acções aconteceram nos cinco dias úteis da semana passada. Assim, no dia 11, segunda-feira, esta mesma acção havia já decorrido no Escola do Campo Redondo. Terça-feira, foi a vez do Centro Escolar da Sé. A sensibilização continuou até final da semana. Quarta na Augusto Moreno, quinta-feira, a PSP esteve no pólo de Santa Maria e sexta-feira na Escola de Samil.
O Jornal Nordeste “apanhou” a polícia na quarta-feira, aquando da sua intervenção na Escola Augusto Moreno, mais precisamente na Avenida Humberto Delgado. Junto à paragem do autocarro, os condutores eram “estacionados” e duas crianças aproximavam-se das viaturas. Uma instruía o condutor e, no final, a outra entregava um folheto explicativo com algumas regras básicas de segurança.

Esta iniciativa serviu para instruir os condutores, mas mais, ainda, para sensibilizar as crianças

“Pretendemos, através das crianças, sensibilizar os condutores para que haja uma maior e melhor prevenção no dia-a-dia, contribuindo, dessa forma, para que não haja tantos acidentes”, informou o agente Carlos Pereira da Escola Segura. Serão as próprias crianças, de futuro, as primeiras a alertar os pais para potenciais infracções ou “pequenos descuidos” que estes possam cometer. “As crianças são o veículo ideal para chegar aos pais e aos adultos em geral. As crianças dizem-nos que, por vezes, são eles próprios a chamar a atenção dos pais quando cometem uma pequena transgressão aqui ou ali. Pai, põe o cinto, não vás a falar ao telemóvel, estás a transgredir, ou seja, são eles os primeiros a serem os polícias”, confere o agente Pereira.
Quem parece concordar com estas acções são os condutores que afirmam não se importar que lhes lembrem as regras. Natércia Vermelha, uma das condutoras “advertida”, assevera: “acho muito bem! Normalmente, venho buscar o meu filho à escola e vejo bem a velocidade a que os carros passam aqui”. “Por vezes, também faço asneiras e eles são os primeiros a avisar-me”, confessa esta mãe de dois filhos, para quem estas acções devem continuar.

 
Escola Segura

O Programa Escola Segura é assegurado por agentes policiais devidamente treinados e preparados para este tipo de acção, bem como por viaturas exclusivamente dedicadas à vigilância e protecção da população escolar. De fácil identificação pela sua cor e imagem exterior, cada veículo tem sob a sua responsabilidade um conjunto de estabelecimentos de ensino e está equipado com telemóvel e uma mala de primeiros socorros.
As escolas abrangidas pelo Programa Escola Segura beneficiam assim de uma vigilância reforçada e de uma relação directa com os agentes policias responsáveis pelo seu policiamento. Esta vigilância é assegurada através do patrulhamento em horários e percursos definidos de acordo com as necessidades específicas de cada Escola. A PSP desenvolve ainda, no contexto do Programa Escola Segura, iniciativas de contacto e esclarecimento junto dos jovens que procuram promover comportamentos de segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário