TGV à porta de casa é um dado adquirido na Puebla de Sanabria. Será em 2014 e obras estão já adjudicadas
Os sanabreses têm, de facto, motivos para sorrir. Depois de alguns cortes milionários no plano de investimentos do “Ministerio de Fomento en Castilla y León”, o seu delegado do Governo, Miguel Alejo, garantiu não existirem dúvidas quanto ao seguimento da futura estação do AVE projectada para a Sanabria. Uma infra-estrutura que fará de elo de ligação entre a Galiza e que tem já local escolhido. Será em Otero, um pequeno povo situado a 4 quilómetros da Sanabria, num espaço onde funciona, actualmente, uma quinta de criação de ovelhas. Contudo, e apesar de adjudicada, as obras atrasaram-se e o AVE não chegará à Sanabria antes de 2014. No entanto, em apenas dois anos, o AVE conectará a cidade de Zamora a Madrid.
“O projecto da Estação do AVE na Puebla está a correr muito bem. Não formou parte das restrições impostas pela crise e trabalhámos muito na sombra com o Governo de Espanha e graças à sua receptividade, mantêm-se as obras do AVE”, afirmou o Alcalde da Puebla de Sanabria José Blanco
Questionado sobre o andamento das obras Galiza – Zamora, o responsável declara que, até ao limite de Orense, já está tudo adjudicado. “Em 2014, contamos já ter tudo pronto, inclusive a estação do AVE na Puebla”, anunciou José Blanco.
Quinta de ovelhas, em Otero, dará lugar à Estação do AVE da Puebla de Sanabria
Na opinião do Alcalde, falta uma auto-estrada que ligue León a Bragança para que com o AVE, e o aeródromo de Bragança, “se faça um núcleo de inter-comunicações importante”. “Se formos capazes de concretizar estas comunicações, daremos um grande passo em frente. Mesmo com a Europa. Aquilo a que nós chamamos uma rede trans-europeia”, afiançou.
“Para além do desenvolvimento local, vai-nos conectar com todo o norte de Portugal, com o aeródromo de Bragança e só nos falta, mesmo, a estrada que está mal e temos que continuar a lutar para que nos façam uma nova. Uma vez que o AVE esteja funcionando, necessitamos de uma nova estrada, pois de Bragança ao AVE e a Madrid seria hora e meia. E Barcelona 6 horas. Isso supõe um avanço nas comunicações importante”, defende José Blanco.
De primordial importância, nas palavras do Alcalde, seria a ligação rodoviária Puebla – Bragança. “A ver se cobrimos, primeiro, o troço entre a Sanabria e Bragança, que é o que mais impulso necessita”, reafirma.
Espanha reforça liderança ibérica na aposta contínua em trazer as vias-férreas para o séc. XXI
Em Portugal, a REFER encerra troços ferroviários, elimina ligações, retira comboios de madrugada, no caso, de Bragança, preferindo votar populações inteiras ao abandono. O Nordeste Transmontano foi dos distritos seriamente afectados pelos cortes orçamentais da REFER.
Precisamente o contrário, acontece no país de “nuestros hermanos”. Apesar da certeza do AVE (TGV), a empresa espanhola Renfe decidiu modernizar os comboios que ligam a Puebla de Sanabria a Valladolid. O modelo anterior atingia uma velocidade de 120 quilómetros/hora, enquanto que, actualmente, os comboios alcançam os 160 Km/h. Este incremento na velocidade reflecte-se numa redução de 12 ou 14 minutos, consoante o sentido da viagem. A substituição dos chamados “Regionais” não se traduz, apenas, no tempo. Mas, também, ao nível do conforto, fiabilidade e num aumento dos lugares, passando de 56 a 123 disponíveis. Houve, ainda, a preocupação por parte da Renfe em adaptar o transporte para pessoas com mobilidade reduzida.
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